Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Receita de Bacalhau à Braz do chef Vítor Sobral

Uma conversa deliciosa com o grande chef português e uma receita perfeita para fazer com a família. Todos podem colocar a mão na massa!

Por Rachel Verano
Atualizado em 28 mar 2024, 12h03 - Publicado em 30 abr 2020, 15h56

Dono de restaurantes em Lisboa e São Paulo (entre eles o Tasca da Esquina), o chef Vítor Sobral tem como assinatura a releitura moderna de tradicionais receitas portuguesas. Uma das receitas que mais gosta de preparar? Bacalhau à Braz, um clássico português que leva batata palha e ovos. A seguir, o chef divide o passo a passo para uma refeição portuguesa, com certeza, perfeita para fazer com toda a família:

Bacalhau à Braz by Vítor Sobral

Para 10 pessoas

Ingredientes:
1 kg de bacalhau demolhado
500g de batata palha
200g de cebola em rodelas
8 ovos
1 dente de alho picado
50 ml de azeite
azeitonas pretas, salsa picada, sal e pimenta do reino a gosto

Continua após a publicidade

Modo de preparo:
Tirar a pele e as espinhas do bacalhau e desfiar com as mãos. Fritar as batatas em óleo bem quente, só até dourarem ligeiramente. Escorrê-las sobre papel absorvente. Levar uma panela de fundo grosso ao fogo com o azeite, a cebola e o alho, e deixar refogar lentamente até cozinhar a cebola. Juntar o bacalhau desfiado e mexer com uma colher de pau para que ele fique bem impregnado de azeite. Acrescentar as batatas ao bacalhau e, com a panela no fogo, juntar os ovos ligeiramente batidos e temperados com sal e pimenta. Mexer com um garfo, e, assim que os ovos cozinharem levemente e virarem um em creme, retirar do fogo e colocar em uma travessa. Polvilhar com salsa picada e servir bem quente, acompanhado com azeitonas pretas.

Live com Vítor Sobral

Em 2020, o Vítor Sobral participou de um bate-papo ao vivo nos canais da VT. O chef falou sobre a quarentena em Portugal e as perspectivas de reabrir seus restaurante, que eram o principal tema na época. Mas também sobre sua íntima relação com o Brasil, o que nunca pode faltar na sua geladeira, vinhos que combinam com churrasco e muito mais. Para assistir (ou relembrar) a live na íntegra, é só dar play no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Portugal

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade