Algarve: cenários de outro mundo em Benagil
Esqueça o Algarve dos resortões, dos campos de golge, dos restaurantes estrelados. Por aqui ainda é a natureza surreal quem dá as cartas
A costa do Algarve, no extremo sul português, desenha baías impressionantes, escoltadas por águas de tons ora verdes, ora azuis, e falésias dramáticas.
A cena se repete por todo o litoral, especialmente na costa oeste, entre Albufeira e Sagres. Mas fica nos arredores da pequenina Benagil, em Carvoeiro, um dos trechos mais surreais.
Ali, a insistência do mar contra as encostas de cor ocre esculpiu, ao longo dos tempos, paisagens que parecem de outro planeta. São grutas, cavernas e pináculos que se erguem no meio do mar formando verdadeiras esculturas.
O ponto mais impressionante está pertinho das areias da praia de Benagil e pode ser alcançado de caiaque ou até a nado pelos mais destemidos.
Trata-se do famoso Algar de Benagil, uma gruta que escolta uma prainha em seu interior e tem um buraco no teto que, ao filtrar a luz natural, produz um efeito pra lá de surpreendente. A sensação é a de estar em outro planeta.
A única maneira de chegar até lá, do lado de dentro, é pelo mar (por terra chega-se apenas até os arredores do buraco no teto da gruta). A empresa Taruga Benagil Tours organiza passeios de barco imperdíveis pela região.
O ponto de partida é a Praia de Benagil. Dali partem pequenas lanchas operada pela Taruga Tours para explorar grutas e praias selvagens em percursos que duram meia hora (visita express, € 15) ou 1h15 (visita tradicional, € 30). A opção mais longa inclui parada para mergulho dentro do Algar de Benagil.
Em qualquer uma delas, passa-se por cantinhos lindos: grutas estreitas, corredores e esculturas de pedras, uma curiosa formação semelhante ao algar de Benagil que desebou décadas atrás e a espetacular Praia da Marinha.
No final, a certeza: o Algarve pode ser o epicentro do turismo de massa em Portugal, com seus resorts enormes, campos de golfe premiados, sucessão de restaurantes estrelados, concomínios de luxo e quetais. Mas é preciso aprender a ceder: a paisagem por aqui é, sem dúvida alguma, um maravilhoso soco no estômago.
Reserve a sua hospedagem no Algarve