Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

A melhor ilha do mundo fica em Portugal

A Ilha da Madeira acaba de confirmar o título, mais uma vez, nos World Travel Awards, o Oscar do turismo mundial

Por Rachel Verano
Atualizado em 14 nov 2022, 16h43 - Publicado em 14 nov 2022, 16h22
Homem caminhando em uma trilha com o sol a nascer no fundo
Trilha num dos pontos mais altos da Ilha da Madeira: imersão na natureza. (Bruno Barata/Reprodução)

Rankings são o que são. Há quem os ame, há quem os odeie, há quem não se guie por eles. Mas é preciso concordar: ocupar o topo do pódio de melhor ilha do mundo pela oitava vez deve significar alguma coisa. Sendo a Ilha da Madeira a dona desse título, eu preciso emitir uma singela opinião: eu amo ilhas e, modéstia à parte, já tive a oportunidade de conhecer algumas das mais bonitas dos quatro cantos. Não acho que a Madeira seja comparável às Maldivas, ao Sulawesi, ao Sri Lanka ou a Fernando de Noronha, por exemplo. Não por juízo de valores, mas simplesmente porque seria como comparar o Brasil ao Marrocos ou à França – são tão distintos quanto únicos. Feita essa ressalva, não é exagero dizer: o título cai bem ao destino. 

Barco parado nos arredores de uma ilha de grandes falésias
Passeio de barco nos arredores da ilha: uma das melhores maneiras de mergulhar no mar. (Bruno Barata/Reprodução)

Visitei a Ilha da Madeira pela segunda vez no ano passado, quando tive a oportunidade de rodar por toda a ilha durante uma semana (leia o meu relato de viagem aqui). Fiquei impressionadíssima com muitas de suas características: a natureza pujante que se revela através de densas florestas e altos picos cortados por trilhas e levadas (caminhos que conduzem a água por quilômetros a fio); a qualidade da hotelaria, que engloba de hotéis clássicos que não fazem feio entre os melhores do mundo, caso do Reid’s Palace, a propriedades charmosas onde o chef deixa a sua cozinha aberta aos clientes e produz o próprio vinho, caso do Socalco Nature; o número crescente de endereços onde se come muito bem, de casas com estrelas Michelin a tabernas de cozinha rústica de deixar saudades; e uma variedade de atrações capaz de preencher um mês inteiro de viagem – se não mais.

Homem e mulher observam uma queda d'agua em meio ao verde da floresta
Caminhadas e quedas d’água: uma constante na Ilha da Madeira. (Bruno Barata/Reprodução)

Curiosa e estranhamente, a melhor ilha do mundo não tem praias propriamente ditas. Seu litoral é escarpado e pedregoso, e, nos poucos lugares onde se entra no mar, é preciso fazer uso de enseadas artificiais, pontões ou pedregulhos colocados pelas mãos dos homens (o mais parecido com as praias de areias brancas e fofas que conhecemos está a uma hora de distância na ilha de Porto Santo, vizinha de arquipélago, onde se chega de avião ou barco).

Mulher nadando em uma piscina de águas verdes cercada de bananeiras
Quinta da Casa Branca: a piscina mais bonita do (meu) mundo. (Bruno Barata/Reprodução)

E isso importa? Depois de ver o sol nascer acima das nuvens no Pico do Areeiro, ser escoltado por dezenas de golfinhos num passeio de iate pelas águas azuis petróleo que circundam a ilha e ser mimado com um autêntico chá das cinco, até que não. Especialmente quando há piscinas estrategicamente posicionadas como se o mar fosse uma simples extensão.

Leia tudo sobre a Ilha da Madeira

Continua após a publicidade

Busque hospedagem na Ilha da Madeira e veja as melhores opções de voos

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade