Ao longo dos últimos três anos, turistas têm percorrido o trajeto de uma hora de Roma à cidadezinha de Palombara Sabina só para aprender a fazer massas do zero com uma senhora italiana de 84 anos, que atende por Nonna Nerina.
Tudo começou quando a neta dela, Chiara Nicolanti, de 30 anos, abriu uma página no Airbnb Experiences, plataforma onde os viajantes podem reservar experiências autênticas com moradores locais.
Com ótimas avaliações e comentários, a sessão de culinária oferecida por elas cresceu rapidamente, a ponto de Chiara ter que recrutar outras cinco vovós do vilarejo para participar do projeto e inspirar o prefeito a reabrir o castelo da cidade, que esteve fechado por anos.
Veja o vídeo promocional da experiência:
Até que o coronavírus começou a se espalhar pelo país e os italianos entraram em quarentena. Com todas as reservas canceladas, Chiara teve a ideia de levar a Itália até as pessoas usando a internet. A nova experiência, que se chama Nonna Live, tem duas horas de duração e custa US$ 50 (cerca de R$ 255).
Com uma semana de antecedência, os participantes recebem uma lista com os ingredientes e os utensílios que serão utilizados. Nada muito complexo: ovos, farinha, rolo de massa e coisas do tipo.
Depois, basta se conectar no horário marcado. As aulas durante a semana são dadas por Chiara e as de final de semana, pela nonna, mas com a ajuda da neta para traduzir o que está sendo falando.
A transmissão é ao vivo e, por isso, interativa. Diferente de assistir a um vídeo gravado, na experiência com a Nonna Nerina há momentos de música, dança e bastante bate-papo. Conhecida por ser um tanto bagunceira, a vovó ensina as suas técnicas de sovar a massa para obter o resultado perfeito.
Querendo ou não, a quarentena está nos obrigando a parar – e nós podemos usar esses momentos para compartilhar memórias, tradições e, porquê não, preparar comidas que nos trazem algum tipo de conforto.
Precisando de mais boas notícias? Veja como as empresas de turismo estão ajudando a combater o coronavírus.