Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

Exposição virtual homenageia 500 anos da morte de Rafael Sanzio

Devido ao coronavírus, museu em Roma teve que encontrar uma alternativa para que as pessoas apreciassem a maior exposição já feita do mestre renascentista

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 9 Maio 2020, 09h16 - Publicado em 9 Maio 2020, 09h16

O Scuderie del Quirinale, em Roma, publicou um vídeo de quase 13 minutos que percorre a exposição temporária “Raffaello 1520 – 1483”. Disponível no Youtube, o tour pelas salas do museu conta a história da vida de Rafael Sanzio, um dos maiores nomes do Renascimento italiano, e mostra os seus principais trabalhos.

O passeio é narrado em inglês e em italiano, mas é possível ativar as legendas automáticas no vídeo. Para isso, basta clicar em “Detalhes” no canto superior direito, cujo ícone é uma pequena engrenagem, selecionar “Legendas”, “Traduzir Automaticamente” e, por fim, “Português” ou outro idioma de sua preferência.

Com um total de 120 obras, a mostra é a maior já feita sobre o pintor e homenageia os 500 anos de sua morte. Ela prometia ser um dos grandes destaques culturais de 2020 e chegou a vender 70 mil ingressos só na pré-venda. Porém, três dias após o início da exposição, a Itália entrou em quarentena devido à pandemia de coronavírus e o museu teve que ser fechado, sem previsão de data de reabertura.

Continua após a publicidade

Junto com Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarotti, Rafael Sanzio compõe a tríade dos grandes artistas renascentistas. Ele morreu no dia do seu aniversário, em 6 de abril de 1520, aos 37 anos, e a exposição mostra sua vida em retrocesso: do auge da sua obra às suas raízes na região italiana da Úmbria.

Se o passeio pela exposição da Scuderia del Quirinale instigar sua curiosidade, é possível continuar a experiência nos Museus do Vaticano, que disponibilizaram imagens em 360° das salas dedicadas à Rafael. Ali fica o afresco “Escola de Atenas”, que foi pintado diretamente na parede da Stanza della Segnatura e é um dos trabalhos mais famosos do artista.

Continua após a publicidade
Escola de Atenas, Vaticano, Roma, Lázio, Itália
O afresco “Escola de Atenas” é uma das principais obras do Renascimento (Reprodução/Wikimedia Commons)

Leia tudo sobre Itália

Veja mais dicas do que fazer para viajar sem sair de casa

Publicidade