Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas

Os melhores lugares para curtir a festa de San Juan na Espanha

Fogueiras, baladas, loucuras e fogos de artifício: a festa de São João com sabor de Réveillon na Espanha

Por Adriana Setti Atualizado em 21 jun 2022, 15h43 - Publicado em 21 jun 2022, 12h40

Na Espanha, festa de São João não tem quentão, quadrilha ou forró. Mas tem gostinho de Réveillon! É que a data não apenas celebra o dia do “santo festeiro”, como também a chegada do verão e – para muitos – o fim do ano escolar e o começo das férias. Em algumas regiões do país, a festança ainda tem fogos de artifício, fogueiras e baladas bombásticas na praia. É a vingança de quem, afinal de contas, passou a virada do ano com os termômetros perto de zero grau.

Ao contrário do que rola no Brasil, onde os festejos duram praticamente todo o mês de junho, aqui tudo se concentra na madrugada do dia 23 para o 24. A seguir, veja os lugares mais quentes para estar nessa noite bombástica:

Barcelona

Em alguns momentos, você vai se sentir em plena Copacabana no dia 31 de dezembro. Todas as praias da cidade lotam e se transformam em uma festa gigantesca que vai até de manhã com fogueiras, fogos de artifício em muita loucura. Enquanto isso, grandes fogueiras e jantares entre vizinhos são organizados em vários bairros, em plena rua. Festas privadas e afins também rolam aos montes. É a noite de jogar as bad vibes no fogo.

Uma parte bonita da festa é o ritual da Flama del Canigó, uma espécie de pira olímpica que nunca se apaga: durante o resto do ano, ela fica em Perpignan, na parte francesa da Catalunha. Em 22 de junho, a chama é levada ao topo do monte Canigó, nos Pirineus e, à meia-noite, é distribuída entre os presentes, que depois se encarregam de acender centenas de fogueiras de San Juan pelas cidades catalãs.

Valência

É outro lugar animadíssimo para celebrar o San Juan, numa vibe parecida com a de Barcelona: festas na praia, muita loucura, fogueiras e fogos de artifício. E se os espanhóis em geral já curtem fogos de artifício e rojões, os valencianos são os grandes especialistas nesse assunto. Prepare-se para muito barulho.

Alicante

Essa cidade praiana na Comunidade Valenciana tem uma interpretação mais artística do San Juan, que se parece muito com a festa das Fallas, que rola em Valência na primavera. Além das clássicas e fogueiras, os Monumentos (esculturas gigantes que se parecem a carros alegóricos de carnaval) são incendiados para celebrar a chegada do verão, em meio a uma grande queima de fogos.

Málaga

A “Barcelona da Andaluzia” também ferve na noite de San Juan, no esquema praia com fogueira e festa. A tradição, aqui, é comer sardinhas assadas (um ícone da cozinha malaguenha de verão) e brebas (os primeiros frutos da figueira), além de queimar os “juas” (bonecos de pano) na fogueira, na pegada “xô, zica”.

Continua após a publicidade

San Juan em Menorca: o rei é o cavalo
San Juan em Menorca: o rei é o cavalo @santjoanciutadella/Reprodução

Menorca

Esta integrante das Ilhas Baleares tem, provavelmente, o San Juan mais excêntrico e bonito da Espanha. Nada de rojão ou de fogueira. Quem brilha em Ciutadella de Menorca são os cavalos da raça menorquina, que desfilam e empinam pela cidade em meio a uma multidão enlouquecida, num ritual cheio de simbolismos e tradições. É bonito demais de se ver. Eu contei os detalhes sobre essa festa NESTE POST.

Galícia

O San Juan na Galícia é um balaio com tradições de origem celta e muito misticismo. Nessa noite de meigas (“noite das bruxas”), o mundo material e o “mais além” estão em conexão e é hora de espantar os maus espíritos com… mais fogueira. É aí que Galícia e Brasil se encontram: para tirar a zica, o ritual dita saltar nove vezes a fogueira ou… nove ondas.

Procure acomodação na Espanha

Leia tudo sobre Espanha

Continua após a publicidade

Publicidade