Barcelona transforma rua movimentada em um novo parque
Uma via do bairro Eixample foi transformada em "eixo verde" e já se tornou a mais nova e imperdível atração da cidade
Uma das cidades mais inovadoras e corajosas do mundo quando o assunto é urbanismo focado nas pessoas – em detrimento dos carros –, Barcelona inaugurou uma das partes mais esperadas do projeto dos “superquarteirões”. A Consell de Cent, que até pouco tempo era uma das ruas mais movimentadas do bairro do Eixample, foi convertida em um “eixo verde”. E já dá pra dizer que se tornou uma das atrações turísticas indispensáveis pra quem visita a capital catalã.
O projeto dos superquarteirões (ou superilhas, traduzindo literalmente do catalão), que vem sendo implantado na última década, visa restringir drasticamente o trânsito em uma das áreas mais movimentadas da cidade. Até 2030, serão 21 eixos verdes (num total de 33 km) e 21 praças, que vão ampliar em 33,4 hectares o espaço dedicado aos pedestres. Com isso, a capital catalã ganhará 6,6 hectares de áreas verdes e 438 árvores. Eu já falei disso neste post, quando a área do Mercado de Sant Antoni, que também é incrível, foi inaugurada.
Como um parque comprido, esse “eixo verde” da Consell de Cent vai do Passeig de Sant Joan — um boulevard que já tem uma grande área de lazer separando as suas duas pistas — até o parque Joan Miró, somando 3,5 km de área para pedestres. Alguns cruzamentos foram convertidos em grandes praças, com jardins, bancos, mesas para piqueniques e outros espaços de lazer.
Caminhar por ali é simplesmente uma delícia. Isso porque, além de ser uma área livre de carros e do barulho intenso que é comum nessa região da cidade, a Consell de Cent também corta um dos pedaços mais turisticamente interessantes de Barcelona: o bairro modernista, onde edifícios do final do século 19 e do começo do século 20 formam um conjunto arquitetônico belíssimo. Caminhando pelo eixo verde, você vai cruzar, inclusive, o Passeig de Gràcia, onde ficam as famosas casas do Gaudí. Além disso, a rua tem incontáveis lojinhas, cafés, bares e restaurantes deliciosos. As fotos desse post foram tiradas em um domingo de sol. Pelas imagens, já dá pra ver como tornar o espaço público mais amigável para os pedestres melhora a vida de um bairro.
Agora o mais bizarro: quando o projeto foi anunciado, uma associação de comerciantes da região entrou com uma ação na justiça para impedir a realização do projeto. Segundo essas pessoas sem visão, a ausência dos carros prejudicaria o comércio. Semanas atrás, saiu uma sentença judicial e… eles ganharam! E chegou a ser anunciado que tudo teria que voltar ao formato anterior. Agora, ninguém mais quer que isso aconteça, nem os próprios autores da ação, que no fim das contas são os grandes beneficiados (você pode ler mais sobre esse absurdo aqui). Tudo indica, no entanto, que essa treta terá um final feliz e que a Consell de Cent continuará sendo o novo parque urbano de Barcelona.
O vídeo abaixo mostra um pouco de como ficou a nova versão da Consell de Cent:
Onde comer e beber:
Casa Jaime: cozinha catalã e menu de almoço bom e barato
Oma: ótimo lugar pra um brunch
Morro Fi: minibar que é um templo do vermute
Santa Anita: tapas, cozinha criativa e drinks
Cotó Cake: cheesecake matadora e outras laricas
Busque hospedagem em Barcelona