Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas

Barcelona proíbe fumar em todas as praias

A partir do próximo verão, quem quiser acender um cigarro terá que ir até o calçadão

Por Adriana Setti Atualizado em 15 abr 2022, 16h09 - Publicado em 15 abr 2022, 15h20

Agora é oficial: a partir do próximo verão, a contar de julho, não será mais permitido fumar em nenhuma praia de Barcelona. Desde o ano passado, um projeto piloto estava testando a medida em quatro praias, mas agora a proibição vale para cada palmo de areia da cidade. Em 2017, a região da Galícia já tinha tomado uma medida semelhante, mas a capital catalã é a primeira grande cidade praiana da Europa a eliminar o cigarro do litoral.

À primeira vista, pode parecer um alento não ter que engolir baforadas alheias na praia – ainda mais no verão, com todo mundo empilhado. Mas o pior problema nem era esse. Segundo a Fundação Aquae, dedicada à educação ambiental, 15% dos filtros dos cigarros consumidos na Espanha acabam nas praias. Uma vez lá, eles demoram uma década para se decompor. Uma única bituca pode contaminar entre 8 e 10 litros de água do mar e até 50 litros de água doce. Em Barcelona, onde a praia é uma grande balada, a areia se parece a um cinzeirão, apesar de incontáveis campanhas de conscientização.

Parênteses para um desabafo: em pleno 2022, em um continente onde as pessoas em teoria têm acesso à educação, não canso de me horrorizar com a naturalidade com que uma pessoa joga uma bituca na praia, na calçada ou na escadaria do metrô.

A eliminação do cigarro nos espaços públicos é uma tendência global. Nos EUA, muitas praias já estão livres de fumacê e, na Austrália, muitas têm áreas limitadas para os fumantes. Na Tailândia, já não se pode mais fumar na praia. No Brasil, alguns projetos de lei bem que tentaram emplacar a medida mas, por enquanto, ficou na fumaça. Será que a moda pega?

Continua após a publicidade

Publicidade