Nobres: como chegar, hotéis, restaurantes, passeios e mais

Por Adrian Medeiros Atualizado em 18 Maio 2023, 16h51 - Publicado em 9 set 2011, 20h06
Site: http://nobres.mt.gov.br População: 14. 917 hab DDD: 65 Distância de outras cidades: Cuiabá: 124 km; Tangará da Serra: 217 km; Sinop: 359 km; Alta Floresta: 677 km.

Atualizado em junho de 2019

Rios cristalinos cheios de peixes, grutas e cachoeiras: a combinação, que fez a fama de Bonito (MS), também surge em Nobres, ótimo destino para mergulho e flutuação – com preços mais em conta. Na região da Vila de Bom Jardim, a 65 km do centro, fica a maior parte dos atrativos e as principais pousadas.

QUANDO IR

Em Nobres, há duas estações bem definidas. A chuvosa vai de dezembro a março. Se há o risco de fortes precipitações, também é fato que a vegetação estará mais verde e as cachoeiras, com volume abundante. No restante do ano, o tempo mais seco ajuda nos deslocamentos.

Busque hospedagens em Nobres pelo Booking

COMO CHEGAR

Para ir de Cuiabá a Nobres, siga pela MT-010 até Rosário do Oeste, seguindo então pela BR-364 em uma viagem de 124 km. As principais atrações de Nobres estão em Bom Jardim, a 65 km do centro, pela MT-241. Porém, quem vai de Cuiabá especificamente para Vila de Bom Jardim, não precisa ir a Nobres: basta seguir pelas tranquilíssimas MTs 355, 244 e 241 em m percurso de 143 km com quase nenhum veículo pelo caminho.

COMO CIRCULAR

A maioria das atrações da cidade fica no distrito da Vila de Bom Jardim, a 65 km do centro, por estrada asfaltada. Como os ingressos devem ser comprados na própria agência (localizadas em Nobres ou Bom Jardim), os visitantes seguem com um carro próprio ou combinam traslados pagos à parte.

O QUE FAZER

Assim como Bonito, o menu de atrações incluem flutuações, cachoeiras e balneários, além da necessidade de comprar ingresso nas agências de turismo da cidade: Nobres Turismo, Bom Jardim e Rota das Águas. Você vai à agência com seu próprio carro e parte dali com o guia. Quase todas as atrações ficam na Vila de Bom Jardim.

O Rio Salobra é cenário de duas flutuações: o Aquário Encantado e o Reino Encantado Lagoa Azul, onde os visitantes cruzam com várias espécies de peixinhos. A outra flutuação da região e feita no Rio Triste, no município vizinho de Rosário Oeste.

View this post on Instagram

A post shared by Pousada Bom Jardim (@pousadabomjardim)

Bem próximo a Vila de Bom Jardim, o Balneário Estivado tem uma prainha boa para banho. Quem gosta de um pouco mais de adrenalina, pode fazer o boia-cross no Duto do Quedó, descendo 1800 metros de correnteza em que um trecho passa por uma caverna.

View this post on Instagram

A post shared by Balneário Estivado (@balnearioestivado)

No fim de tarde, os turistas seguem para a Lagoa das Araras para curtir o pôr do sol. Chegar na Cachoeira Serra Dourada exige passar por íngremes escadarias, mas o prêmio é uma queda de 50 metros que deságua em uma lagoa de coloração azul, onde pode ser feita uma flutuação.

Busque hospedagens em Nobres pelo Airbnb

ONDE FICAR

No meio do caminho entre a Chapada dos Guimarães e a Vila de Bom Jardim, o Malai Manso é o maior resort do Mato Grosso. Fica a 61 km de Bom Jardim e a distância é compensada com uma eficiente estrutura de lazer que inclui um campo de golfe e várias piscinas à beira de uma represa.

View this post on Instagram

A post shared by MALAI MANSO RESORT (@malaimansoresort)

Na Vila de Bom Jardim, a Pousada Rota das Águas tem quartos com cama boxe e redes na varanda, além de uma agência de turismo que agiliza os passeios. O mesmo ocorre na Pousada Bom Jardim que também negocia guias e passeios e ainda conta com uma piscina para relaxar após um dia de aventuras. Localizado na avenida principal de Nobres, o Pirâmide Palace oferece o básico para uma rápida hospedagem.

ONDE COMER

Além de um peixe sempre fresquinho, o Restaurante do Chapolin, na Vila de Bom Jardim, é famoso pelo seu proprietário Agostinho Pedroso que atende trajado como o personagem El Chapolin Colorado, de Roberto Bolaños. Entre Nobres e a Vila de Bom Jardim, o Mirante do Cerrado tem uma bela vista da região, uma piscina para uso dos frequentadores e um restaurante com refeições caseiras.

De malas prontas? Contrate um seguro viagem e não corra o risco de passar aperto longe de casa; clique aqui.

Busque hospedagem em Nobres pelo Booking

Busque hospedagem em Nobres pelo Airbnb

Leia tudo sobre o Mato Grosso

Publicidade