Guarapari

Site: http://guarapari.es.gov.br

População: 105.227 hab

DDD: 27

Estado: Espírito Santo

Distância de outras cidades: Vitória, 64 km, Linhares, 205 km, Belo Horizonte, 550 km

Os viajantes não chegam a Guarapari apenas em busca de belas praias: a orla de Meaípe tem alguns dos melhores restaurantes de moqueca do país e casas noturnas badaladas (como a Multiplace Mais). Quem prefere sossego se encanta com enseadas quase selvagens, como Setibão e dos Padres.

COMO CHEGAR

O caminho é simples para quem vem da capital Vitória. Basta atravessar a imponente Terceira Ponte, cruzar Vila Velha e seguir pela Rodovia do Sol (ES-060) até o principal destino litorâneo capixaba. Quem chega das outras regiões do Brasil, também tem uma rota simples: siga pela BR-101 até a entrada da cidade e dirija por 5 km em pista duplicada até o centro.

COMO CIRCULAR

Meaípe, a praia mais badalada da cidade, fica a 9 km do Centro, com acesso por avenida bem movimentada na alta temporada. A alternativa é pegar uma estrada que circula Guarapari, passando por fora da orla. Essa via também serve para ligar as praias do norte e do sul, sem passar pelo Centro de Guarapari.

ONDE FICAR

Na Fazenda Flamboyant, você relaxa em meio à mata, mas está distante das praias. Se prefere beira-mar, considere o Porto do Sol Guarapari. O Da Léa está a poucos passos da Praia de Meaípe, enquanto o Violeta Meaípe fica na praia.

ONDE COMER

A moqueca capixaba difere da versão baiana por não levar azeite de dendê nem leite de coco, e é preparada na panela de barro. Nela, cozinha-se o filé de peixe em molho à base de tomate, coentro, cebola, azeite e urucum. Camarões e outros frutos do mar também podem compor a moqueca. Levado à mesa na panela ainda fumegante, o prato vem acompanhado de pirão e de arroz branco – algumas casas incluem a moqueca de banana no pacote.

Para comer a moqueca capixaba, vá ao Cantinho do Curuca e ao Gaeta, restaurantes com uma estrela pelo Guia Brasil 2013. Não deixe de ir no duas-estrelas Guaramare, o melhor restaurante de pescados do país, que serve crustáceos graúdos, grelhados com escama e sem tempero.

SUGESTÕES DE ROTEIROS

2 dias – Reserve um dia para conhecer a praia mais badalada da cidade, a Meaípe, sede de dois dos melhores restaurantes de moqueca capixaba do país – Cantinho do Curuca e Gaeta.

4 dias – Visite as praias mais bonitas de Guarapari: dos Padres e Bacutia, próximas a Meaípe, e da Aldeia, dos Adventistas, Três Praias e Prainhas do Una, ao norte da área central.

7 dias – Faça um mergulho de cilindro nas ilhas da região e aproveite para fazer as trilhas no Parque Estadual Paulo César Vinha, com direito a praias, lagoas e dunas.

QUANDO IR

De outubro a abril.

VIDA NOTURNA

Os bares e boates mais bacanas de Guarapari estão nas praias do sul, nos bairros da Enseada Azul e Meaípe – aqui fica a enorme Multiplace Maius, com vários ambientes, que funciona no verão, em julho e nos feriados. O bairro da Enseada Azul, que contempla as praias Bacutia, Peracanga e Guaibura, tem danceterias menores e mais exclusivas, como a S Dining Club.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s