-
1. Pedra Azul, Domingos Martins (ES)
zoom_out_map
1/30 Com trilhas que passam por mirantes e piscinas naturais em meio à Mata Atlântica, o Parque Nacional da Pedra Azul em Domingos Martins (ES) vale a visita. A Pedra Azul, principal atração, é coberta de líquens que mudam de cor de acordo com a incidência do sol (Weverson Rocio)
-
2. Vista Geral de Vitória (ES)
zoom_out_map
2/30 Com 105 km de praias, parques e um rico patrimônio histórico Vitória, a capital capixaba, é o centro econômico do Estado do Espírito Santo (Sagrilo)
-
3. Praia de Itaúnas, Conceição da Barra (ES).
zoom_out_map
3/30 A praia de Itaúnas, em Conceição da Barra (ES), é cercada pelas dunas que soterraram a antiga vila nos anos 60. Conta com bares que servem petiscos e dispõem cadeiras e guarda-sol para os clientes. (Divulgação)
-
4. Dunas de Itaúnas, Conceição da Barra (ES)
zoom_out_map
4/30 Com areia fina, dunas de até 30 m de altura e praias selvagens, Itaúnas, em Conceição da Barra (ES), é palco de festivais de forró que atraem muitos jovens de outros estados (Tadeu Bianconi)
-
5. Canal de Camburi, Vitória (ES)
zoom_out_map
5/30 Na Orla de Camburi, em Vitória (ES), o visitante pode apreciar a moqueca e a torta capixabas, pratos típicos da culinária local (Carlos Antolini)
-
6. Voo de parapente, Alfredo Chaves (ES)
zoom_out_map
6/30 Em Alfredo Chaves (ES), é possível apreciar a cidade de parapente (Sagrilo)
-
7. Praia dos Namorados, Guarapari (ES)
zoom_out_map
7/30 A Praia dos Namorados é uma das mais famosas de Guarapari (ES). Seu nome vem de uma lenda local, que diz que um casal se apaixonou devido à magia do lugar (Sagrilo)
-
8. Carnaval de Vitória (ES)
zoom_out_map
8/30 Carnaval de Vitória (ES) (Divulgação)
-
9. Folia de Reis, Muqui (ES)
zoom_out_map
9/30 Durante a Folia de Reis, que acontece em outubro no município de Muqui (ES), grupos de músicos tocam viola caipira, sanfona e outros instrumentos artesanais, enquanto fazem a tradicional “visitação das casas” ao som de canções religiosas (Sagrilo)
-
10. Cascata do Galo, Domingos Martins (ES)
zoom_out_map
10/30 Com quedas altas e piscinas naturais, a Cascata do Galo é a mais famosa de Domingos Martins (ES) (Tadeu Bianconi)
-
11. Convento Nossa Senhora da Penha, Vila Velha (ES)
zoom_out_map
11/30 O Convento Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, é o principal monumento religioso do Estado do Espírito Santo. Além da bela vista da cidade, a capela guarda a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado. Ao lado, três salas funcionam como museu sacro, loja e sala de ex-votos (Sagrilo)
-
12. Praia do Riacho Doce, Conceição da Barra (ES)
zoom_out_map
12/30 A Praia do Riacho Doce, em Conceição da Barra, é a última praia do Espírito Santo antes da divisa com a Bahia. Tem um riacho de cor escura, rico em lanolina, substância que deixa os cabelos macios. Quiosques de palhoça servem cerveja e peixe (Tadeu Bianconi)
-
13. Vista aérea de Guarapari (ES)
zoom_out_map
13/30 De praias urbanizadas e populares até selvagens e desertas, Guarapari tem o trecho de litoral mais eclético do Espírito Santo (Sagrilo)
-
14. Praia das Virtudes, Guarapari (ES).
zoom_out_map
14/30 Segundo a lenda, a Praia das Virtudes, em Guarapari (ES), era utilizada por freiras. Por ser mais escondida, daria mais privacidade para banho. Atualmente está urbanizada e conta com calçadão, iluminação noturna, quiosque que serve bebidas e petiscos e até uma pracinha com quadra de vôlei. Na maré baixa uma piscina natural se forma entre as pedras e se torna um ótimo local para aproveitar a praia com as crianças (Sagrilo)
-
15. Moqueca capixaba (ES)
zoom_out_map
15/30 Prato típico do estado do Espírito Santo, a moqueca capixaba fica mais saborosa quando é feita na panela de barro (Tadeu Bianconi)
-
16. Panelas de barro no bairro das Goiabeiras, Vitória (ES)
zoom_out_map
16/30 A panela de barro é a maior manifestação do artesanato capixaba. Há pelo menos 400 anos a tradição é passada de mãe para filha e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) (Tadeu Bianconi)
-
17. Monge no Mosteiro Zen Budista, Ibiraçu (ES)
zoom_out_map
17/30 Aos domingos, o Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu (ES) é aberto à visitação. Os monges levam os turistas para conhecer a Casa do Retiro e os cinco templos do complexo (Caliari)
-
18. Mergulho no Victory 8B, Guarapari (ES)
zoom_out_map
18/30 Com ilhas próximas à costa e uma grande biodiversidade marinha, Guarapari (ES) é um dos melhores destinos de mergulho do país. Conta com inúmeros naufrágios que servem como base para a formação de recifes de corais e atraem peixes com formas, tamanho e cores deslumbrantes. O Victory 8B, o maior recife de coral artificial da América Latina, é um ótimo ponto para mergulho autônomo. (Sagrilo)
-
19. Pôr do sol na Ilha das Caieiras, Vitória (ES)
zoom_out_map
19/30 Passeios de escuna saem de Vitória (ES) para explorar as ilhas da região. Na IIha das Caieiras a escuna tem como destino o Manguezal do Lameirão, com paradas para mergulho no rio (Tadeu Bianconi)
-
20. Pedra da Cebola, Vitória (ES)
zoom_out_map
20/30 Com 100 mil metros quadrados, o Parque Pedra da Cebola abriga exemplares de Mata de Restinga, Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa. Além de um jardim ornamental, conta com um mirante com vista para a cidade de Vitória (ES) (Tadeu Bianconi)
-
21. Praia de Camburi, Vitória (ES)
zoom_out_map
21/30 Revitalizada recentemente a orla da Praia de Camburi, em Vitória (ES), tem ciclovias, pista de caminhada e bancos para descanso, além de alguns novos quiosques. Na areia, muitos aproveitam para tomar sol, jogar vôlei e curtir os shows que rolam durante o verão. O píer de Iemanjá dá apoio aos passeios de escuna (Tadeu Bianconi)
-
22. Tartaruga marinha na Praia do Riacho Doce, Conceição da Barra (ES)
zoom_out_map
22/30 Tartaruga marinha na Praia do Riacho Doce, no Parque Estadual de Itaúnas (ES), que reúne dunas, manguezal, restinga, Mata Atlântica e alagados (Paulo Jares)
-
23. Estátua do Marlin Azul na Praia do Morro, Guarapari (ES)
zoom_out_map
23/30 O tamanho e a quantidade de peixes do litoral do Espírito Santo atraem pescadores do mundo inteiro à Vitória, a capital mundial do Marlin, e à Guarapari (ES), onde a pesca oceânica se encontra em expansão (Gilvan Barreto)
-
24. Lagoa e Praia do Siri, Marataízes (ES)
zoom_out_map
24/30 As praias ao sul de Marataí (ES) são mais preservadas, mas têm acesso complicado, boa parte por estradas de terra - fique atento ao período de chuvas (outubro e março), quando a situação piora. (Gilvan Barreto)
-
25. Vista da Praia do Canto, Vitória (ES)
zoom_out_map
25/30 Caminhar pelo calçadão da Praia do Canto, com lojas, cafés e restaurantes é um dos melhores programas em Vitória (ES) (Carlos Antolini)
-
26. A Praia de Itaparica, Vila Velha (ES)
zoom_out_map
26/30 A Praia de Itaparica, em Vila Velha (ES), concentra atividades populares e é local de encontro dos jovens (Divulgação)
-
27. Praticantes de rafting no Rio Jucu, Domingos Martins (ES)
zoom_out_map
27/30 Em Domingos Martins (ES) a prática de rafting acontece nos finais de semana, no Rio Jucu. São duas horas de descida enfrentando corredieras de nível II ao IV (Rogério Voltan)
-
28. Catedral Metropolitana de Vitória (ES)
zoom_out_map
28/30 Localizada na Cidade Alta, a Catedral Metropolitana de Vitória (ES) tem estilo neogótico e vitrais com passagens bíblicas. (Vitor Nogueira)
-
29. Reserva Natural Vale do Rio Doce, Linares (ES)
zoom_out_map
29/30 A Reserva Natural Vale do Rio Doce, junto com a Reserva Biológica de Soretama em Linares (ES, abrange uma das últimas áreas contínuas de Mata Atlântica do país. O centro de visitantes, traz painéis sobre a biodiversidade da reserva, além de insetários e borboletários. Os visitantes podem escolher entre sete trilhas guiadas pela mata (Divulgação)
-
30. Trem das Montanhas Capixabas (ES)
zoom_out_map
30/30 Paisagem durante o passeio "Trem das Montanhas Capixabas", com o trem da empresa Serra Verde Express, entre as cidades de Viana, Vale da Estação, Marechal Floriano, Domingos Martins e Araguaia no Espírito Santo (Divulgação)
Com apenas 3,5 milhões de habitantes, o Espírito Santo exibe uma extensa faixa litorânea que inclui 73 ilhas. A própria capital, Vitória, foi fundada em uma delas, no ano de 1551, e é ligada ao continente por imponentes pontes. Os dois grandes portos da cidade, por onde escoa boa parte do minério para exportação, têm transformado a região em um incipiente destino de turismo de negócios. Na vizinha e histórica Vila Velha, a orla urbanizada da Praia da Costa e de Itaparica concentra atividades populares e a presença de jovens. Conceição da Barra e Itaúnas, ao norte, e Guarapari, 65 quilômetros para o sul, vêm se aproveitando do movimento irradiado pela capital e atraído mais turistas. Essa última é recortada por pequenas praias, umas mais escondidas, outras urbanizadas, algumas com areias que teriam supostas propriedades terapêuticas. Ali também está o restaurante Guaramare, a melhor casa de frutos do mar do país, segundo o GUIA QUATRO RODAS. A moqueca de frutos do mar, aliás, é a iguaria símbolo do estado, talvez nem tanto na região serrana, em que o destaque recai para a culinária mais rural. Domingos Martins, que tem 90% de seu território acima dos 500 metros de altitude, tem sua alta temporada nos meses de inverno, graças às fazendas históricas e temperaturas mais amenas. O Parque Nacional do Caparaó, área de preservação da Mata Atlântica, abriga o Pico da Bandeira, com 2892 metros de altura (terceiro maior do país).