Cananeia

Site: http://www.cananeia.sp.gov.br/

População: 12.216 hab

DDD: 13

Estado: São Paulo

Distância de outras cidades: Santos: 257 km; São Paulo: 264 km ; Iguape: 94 km; Curitiba: 249 km.

Cidade histórica, está entre as mais antigas do Brasil (os portugueses chegaram aqui em 1502). Algumas construções sobrevivem, como a Igreja São João Batista (erguida provavelmente entre 1660 e 1680 no lugar de uma capela de 1577). Embora seja fonte de saborosas ostras, o mar de Cananeia não é muito bom para banho. Para curtir praia, vale a pena pegar uma balsa até o Boqueirão do Sul (15 minutos de travessia; saídas a cada meia hora, das 6h às 23h30, em frente à Praça São João Batista), ir até a Ilha Comprida ou esticar até a bela Ilha do Cardoso.

COMIDA TÍPICA

Ostras Ao contrário da ostra de Florianópolis, originária do Pacífico e reproduzida em água salgada e fria, a de Cananeia (Crassostrea brasiliana) é nativa da região, extraída da água salobra de mangues. Embora menor que o concorrente, o molusco paulista é mais leve e suave ao paladar. A produção sai de comunidades próximas à região do Ariri, como a comunidade quilombola de Mandira (a 22 km), onde muitas famílias vivem de sua extração.

Onde comer: Pont’s Café e Bacharel.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.