Bombinhas

Site: http://www.bombinhas.sc.gov.br

População: 16.311 hab

DDD: 47

Estado: Santa Catarina

Distância de outras cidades: Balneário Camboriú: 36 km; Florianópolis: 74 km; Blumenau: 113 km; Curitiba: 248 km; São Paulo: 644 km; Rio de Janeiro; 1095 km.

Difícil não reconhecer Bombinhas como um dos principais locais para a prática de mergulho no Brasil. E daí você já pode imaginar que tipos de praias lindas e com águas cristalinas vai encontrar.

O destino atrai públicos de vários perfis, mas as famílias marcam maior presença por aqui. A primeira parada é a Ilha do Arvoredo, hors-concours no quesito mergulho, seguida das belas ondas para o surfe em Quatro Ilhas e piscinas naturais para a família em Praia da Sepultura – não se assuste com o nome.

Quem procura um pouco de romance encontra pousadas perfeitas para isso em Mariscal. O verão atrai mais do que turistas: atrai também preços altos e muito trânsito. Por isso, é bom se planejar e ter paciência com os carros.

RAIO X

É tudo verdade

Não há como fugir dos megacongestionamentos na alta temporada. Na parte da manhã, pode-se levar horas para percorrer os 15 km entre a BR-101 e o Centro de Bombinhas. O mesmo problema ocorre no final da tarde. O destino fica invariavelmente superlotado no verão – tenha isso em mente, relaxe e aproveite.

Fotografia

O Mirante Eco 360°, no Parque Municipal Morro do Macaco, está em posição estratégica, entre as belas praias da Conceição e da Tainha. As trilhas, todas com boa infraestrutura, levam a vários mirantes com vistas espetaculares de toda a região – é só mirar e clicar à vontade.

Lugarzinho

Para almoçar tendo o mar de Zimbros como pano de fundo, aposte no Berro d´Água, um dos restaurantes mais famosos da cidade. Da gostosa varanda você ouve o barulhinho do mar.

Noite

Na vizinha Porto Belo, a 7 km, a Bali Hai é uma das principais casas noturnas da orla catarinense.

COMO CHEGAR

Partindo de Florianópolis, Porto Alegre ou Curitiba, o acesso é feito através da BR-101. Pegue a entrada para o Centro de Porto Belo (14 km; com o trânsito da alta temporada pode levar até duas horas). Quem parte do sul pode cortar caminho pela Estrada Geral de Santa Luzia, de terra – mas também precisa passar pelo Centro de Porto Belo. Para chegar de ônibus, o melhor é ir até Balneário Camboriú, onde há saídas com destino a Bombinhas. De Florianópolis, a melhor opção é ir até Itapema e pegar um ônibus.

ONDE FICAR

A maior parte dos hotéis está concentrada nas praias Bombinhas e Bombas, que disputam a preferência das famílias. Os balneários de Mariscal e Canto Grande têm mais pousadas com perfil romântico. Em quase todas elas, o viajante encontra hospedagens com quartos amplos e cozinha equipada com utensílios, fogão e geladeira.

COMO CIRCULAR

A Avenida Vereador Manoel José dos Santos, a principal da cidade, concentra o maior número de pousadas e restaurantes e fica congestionada na alta temporada (para ir às praias do sul, evite sair entre 9h e 11h e voltar entre 16h e 18h). A mesma avenida contorna a Praia de Bombinhas e dá acesso a Bombas e Porto Belo. De hora em hora, a Viação Praiana faz o trajeto Canto Grande-Porto Belo.

ONDE COMER

A Avenida Vereador Manoel José dos Santos, a principal de Bombinhas, concentra a maioria dos restaurantes da cidade. Mas algumas das melhores opções ficam em praias próximas – é o caso do Berro d’Água, em Zimbros (a 7 km), com bela vista para a Mata Atlântica. Para uma refeição rápida e barata, a pedida é o Buraco na Proa, self-service queridinho dos moradores.

PROGRAME-SE

1 dia Escolha uma das praias que tenha o seu perfil para passar o dia. Se está em família, uma boa pedida é conhecer Bombas e Bombinhas. A faixa de areia e o comércio próximo oferecem infraestrutura para as crianças. As praias de Lagoinha e Sepultura são ideais para mergulho de superfície com máscara e snorkel. Um público mais jovem, formado em grande parte por surfistas, invade as areias de Quatro Ilhas. Já os casais preferem curtir o sol e o romance em Mariscal, Canto Grande e Zimbros.

2 dias Tenha em mãos uma câmera fotográfica para registrar belos cenários panorâmicos no Mirante Eco 360º, que fica entre as praias da Conceição e da Tainha – dá até para percorrer o caminho de volta em uma tirolesa. Aproveite o tempo para fazer mergulho com cilindro de oxigênio na Ilha do Arvoredo – as agências vendem batismo para quem não tem certificação. A noite pode ser destinada às compras na Avenida Beira-Mar em Bombas e Bombinhas, ou à balada Bali Hai, em Porto Belo.

4 dias Aproveite o tempo mais extenso para conhecer a cidade vizinha de Porto Belo. Entre os atrativos estão a Ilha de Porto Belo, o Ateliê do Ceramista Edmundo Campos, os biscoitinhos caseiros do Sítio Bela Vista e as cachaças artesanais do Alambique Pedro Alemão.

QUANDO IR

O verão é o período ideal para conhecer a bela orla e a biodiversidade marinha durante a prática do mergulho. Na baixa temporada, alguns hotéis fecham e os restaurantes operam só nos fins de semana.

Por Sara Campos

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Gustavo Melo

    Uma Pousada simples mas que tem atendimento familiar e bom preço é a Flores de Bombinhas que fica no bairro canto Grande.

    Curtir