Vesperata, em Diamantina, traz música ao ar livre ao longo do ano

Os concertos noturnos acontecem em plena Rua da Quitanda, com os músicos nas sacadas dos casarões coloniais; veja as datas de 2022

Por Bárbara Ligero Atualizado em 14 abr 2022, 15h34 - Publicado em 23 mar 2022, 17h45

Durante a Vesperata, que é um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, concertos noturnos tomam conta do centro histórico de Diamantina, que é Patrimônio Cultural da Humanidade. Os músicos do 3º Batalhão da Polícia Militar e da Banda Sinfônica Mirím Prefeito Antônio de Carvalho Cruz costumam se posicionar nas sacadas dos casarões coloniais enquanto o público se acomoda em mesas espalhadas pela Rua da Quitanda. Já o maestro fica bem ali no meio da multidão, sobre um tablado de madeira.

O evento costuma ter no repertório clássicos da bossa-nova, samba e MPB e acontece em diferentes datas ao longo do ano, geralmente na estação seca entre os meses de abril e outubro. Em 2022, haverá apresentações nos dias 9 e 30 de abril, 14 e 18 de maio, 11 e 25 de junho, 9, 16 e 30 de julho, 6, 20 e 27 de agosto, 17 e 24 de setembro e 8 e 15 de outubro.

O que se paga para ver a Vesperata é sempre R$ 200 pela mesa inteira, que acomoda até quatro pessoas. Ou seja, caso você esteja em apenas duas pessoas, o valor continua sendo R$ 200. Os ingressos são vendidos exclusivamente pelas agências de turismo e pousadas locais – não espere encontram um site oficial do evento.

Vesperata, Diamantina, Minas Gerais, Brasil
Durante a Vesperata, os músicos se espalham pelas varandas dos casarões da Rua Quitanda. Crédito: Prefeitura Municipal Diamantina / Facebook/Divulgação

As mesas são divididas em seis setores diferentes, mas não há diferença entre elas em termos de visão dos músicos: a única coisa que muda é o bar que atenderá aquela porção da rua. Caso você tenha alguma preferência gastronômica, saiba que A Baiuca fica com o setor verde, a Churrascaria Maturatto com o laranja, o Butiquim da Quitanda com o roxo, a Taberna 85 com o marrom, o Pastel e Cia com o amarelo e o Esquina da Quitanda com o preto. Os comes e bebes, vale ressaltar, não estão incluídos no ingresso e devem ser pagos à parte.

Continua após a publicidade

Os finais de semana em que ocorrem a Vesperata são preenchidos por outras atrações em Diamantina. Na sexta-feira, serestas percorrem as ruas da cidade e há apresentações musicais no Mercado Velho. Aos sábados pela manhã, o mesmo Mercado Velho recebe uma feira de artesanato com mais apresentações ao vivo. No domingo, por fim, a programação se encerra com o sarau do Arte Miúda na Igreja São Francisco às 10h.

Vesperata, Diamantina, Minas Gerais, Brasil
As mesas são divididas em seis setores, cada um identificado por uma cor e atendido por um bar. Crédito: Prefeitura Municipal de Diamantina / Facebook/Divulgação

Leia tudo sobre Minas Gerais

Busque hospedagem em Diamantina

Continua após a publicidade

Publicidade