Continua após publicidade

Vesperata, em Diamantina, traz música ao ar livre ao longo do ano

Os concertos noturnos acontecem em plena Rua da Quitanda, com os músicos nas sacadas dos casarões coloniais; veja as datas de 2024

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 17 jul 2024, 14h45 - Publicado em 15 abr 2024, 10h00

Durante a Vesperata, que é um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil, concertos noturnos tomam conta do centro histórico de Diamantina, que é Patrimônio Cultural da Humanidade. Os músicos do 3º Batalhão da Polícia Militar e da Banda Sinfônica Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz costumam se posicionar nas sacadas dos casarões coloniais enquanto o público se acomoda em mesas espalhadas pela Rua da Quitanda. Já o maestro fica bem ali no meio da multidão, sobre um tablado de madeira.

O evento costuma ter no repertório clássicos da bossa-nova, samba e MPB e acontece em diferentes datas ao longo do ano, geralmente na estação seca entre os meses de abril e outubro. Confira as datas de 2024:

● Abril: 13 e 20
● Maio: 4 e 18
● Junho: 8 e 22
● Julho: 6, 13 e 27
● Agosto: 3, 17 e 31
● Setembro: 14 e 28
● Outubro: 12 e 19

O valor da mesa de quatro lugares é R$ 400 e os ingressos são vendidos pelo site.

Continua após a publicidade
Vesperata, Diamantina, Minas Gerais, Brasil
Durante a Vesperata, os músicos se espalham pelas varandas dos casarões da Rua Quitanda (Prefeitura Municipal Diamantina / Facebook/Divulgação)

Os finais de semana em que ocorrem a Vesperata são preenchidos por outras atrações em Diamantina. Na sexta-feira, serestas percorrem as ruas da cidade e há apresentações musicais no Mercado Velho. Aos sábados pela manhã, o mesmo Mercado Velho recebe uma feira de artesanato com mais apresentações ao vivo. No domingo, por fim, a programação se encerra com o sarau do Arte Miúda na Igreja São Francisco às 9h30.

Vesperata, Diamantina, Minas Gerais, Brasil
As mesas são divididas em seis setores, cada um identificado por uma cor e atendido por um bar (Prefeitura Municipal de Diamantina / Facebook/Divulgação)

Leia tudo sobre Minas Gerais

Busque hospedagem em Diamantina

Publicidade