Ubatuba: como é o passeio para a Ilha das Couves
Disputadíssima, a ilha compensa todo o esforço para chegar com águas calmas, transparentes e cheias de vida marinha
Além das 102 praias, Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, tem mais de uma dezena de ilhas. A Ilha das Couves, na região norte da cidade, é uma das mais famosas. Ela tem duas praias divididas por uma trilha que pode ser percorrida em menos de cinco minutos: a Praia Menor, onde aportam os barcos, e a Praia Maior, onde fica o único quiosque – administrado por moradores da ilha.
Como o mar em torno da Ilha das Couves é abrigado e quase sem ondulações, as águas transparentes permitem avistar peixes e tartarugas até mesmo sem o uso de snorkel. Durante o trajeto de barco, fique atento aos golfinhos – há vários deles por ali!
Conforme a Ilha das Couves ganhou fama, o lugar foi ficando cada vez mais cheio (e poluído). Por isso, existe hoje um limite de 177 pessoas por cada um dos três turnos – às 8h, às 11h e às 14h. Isso não significa que o espaço fique vazio: a nova regra contém as multidões, mas o limite de quase duzentas pessoas ainda é bastante alto para o tamanho diminuto da ilha.
Ver essa foto no Instagram
Como chegar? A Ilha das Couves só pode ser acessada de barco. Várias empresas de escunas e lanchas fazem o passeio e os dois principais pontos de saída são da Praia do Itaguá, no centro da cidade, que leva cerca de duas horas e da Praia da Picinguaba, no extremo norte, na divisa com Paraty, que leva de 15 a 20 minutos (disparado a melhor opção). O valor varia conforme a época do ano, mas o preço médio do trajeto de escuna é de R$ 100 por pessoa.
Quando ir? O destino é bastante disputado. Para fugir da lotação e aproveitar melhor o passeio, o ideal é visitá-la durante a baixa temporada, entre março e maio ou agosto e novembro. O inverno também é especial: quando há sol, as águas ficam ainda mais cristalinas! Em qualquer época do ano, é fundamental reservar o passeio com antecedência.
Quem leva? Na orla da Praia do Itaguá há várias empresas de escunas oferecendo o passeio, mas é preciso prestar atenção nas condições das embarcações e se o limite da quantidade de passageiros suportados será respeitado. Para uma viagem mais tranquila, opte por lanchas privadas, como a Amigos Ubatuba e a Adventure. Em Picinguaba, a Picinguaba Passeios faz a travessia em lanchas que comportam até 10 passageiros.