Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas

Como se apaixonar por Ubatuba em 10 passos

A perfeição da praia do Félix, a delícia que é a cachoeira do Prumirim, o visual espetacular do Mirante da Chica, mais as pizzas, os açaís

Por Adriana Setti Atualizado em 17 fev 2022, 10h42 - Publicado em 11 fev 2022, 17h47

Frequento Ubatuba desde pequena e, vira e mexe, nossa relação dá um tempo de alguns anos. Mas eu sempre volto, e sempre me reapaixono, apesar dos muitos pesares, a começar pela especulação imobiliária que segue corroendo um dos trechos de costa mais bonitos do Brasil e, quiçá, do mundo. Quer se apaixonar por Ubatuba, focando no que a cidade tem de bom? Então siga esses passos:

1. Evite os feriados

Quando Ubatuba lota, o trânsito torna os deslocamentos extremamente penosos e estacionar em certas praias fica impossível. Sério, não entre nessa roubada. Escolha um fim de semana fora da alta temporada ou, melhor ainda, vá em dias úteis.

2. Cheque a previsão do tempo

O apelido Ubachuva não é à toa. Chove torrencialmente na região, principalmente de dezembro a março. Abril e maio são meses bem menos úmidos, ainda faz calor e a cidade está muito menos movimentada.

A perfeição da Praia do Félix
A perfeição da Praia do Félix Adriana Setti/Arquivo pessoal

3. Conheça a praia do Félix

Do mar, mal se nota que a faixa de areia está cercada por casarões. Ao norte da cidade, essa praia em forma de meia lua abraçada pela mata atlântica é a mais completa tradução da beleza de Ubatuba. Pra não sofrer na hora de estacionar, quebre à esquerda um pouco antes da barreira que leva à área de Zona Azul e pare no Bruzy. Você vai pagar R$30 ao invés de R$20 (Zona Azul pro dia todo), mas já sairá bem na frente do trecho mais tranquilo da praia – onde quebram as melhores ondas –, no canto esquerdo. Não deixe de andar até o canto direito e pegar a mini trilha que vai dar na lindíssima e minúscula Praia do Português, feita pro Instagram.

4. Explore o “pacote” Prumirim

Vizinha do Félix, a Praia do Prumirim também tem seu valor e a cachoeira mais bonita de Ubatuba (Cachoeira do Prumirim) está logo ali pra você tirar o sal. Também dá pra pegar um barquinho até a Ilha do Prumirim, que tem uma sensacional praia de areia e mar cristalino. Pra fechar o dia, se jogue nos frutos do mar e nos drinks do Jundu, o melhor bar de praia de Ubatuba.

A vibe do Jundu, na Praia do Prumirim
A vibe do Jundu, na Praia do Prumirim Jundu Praia Bar/Reprodução

5. Explore alguma praia virgem

Apesar da voracidade com que a especulação imobiliária detonou boa parte de Ubatuba, ainda há diversas praias praticamente virgens acessíveis só de barco ou por trilha. Pra conhecer várias de uma tacada só, pegue a Trilha das Sete Praias, que vai da Fortaleza até a Lagoinha, no sul da cidade.

6. Anote o nome dessas praias

Ubatuba tem mais de 100 praias e muuuuitas delas valem a pena. Pra não se perder entre tantos nomes, anote essas: Lagoinha, da Fortaleza, Flamenguinho, Domingas Dias, Sununga, da Santa Rita, Vermelha do Centro, Vermelha do Norte, do Puruba, do Alto, Brava do Camburi e Brava da Almada.

Continua após a publicidade

A vista do Mirante da Chica, no caminho da Praia da Almada
A vista do Mirante da Chica, no caminho da Praia da Almada Mirante da Chica/Reprodução

7. Encare a estradinha da Praia da Almada

Uma estradinha de dar vertigem vai descendo e subindo em ziguezague a partir da Rio-Santos até chegar à Praia da Almada. A praia em si nem é nada demais, mas o caminho revela algumas das vistas mais espetaculares do Litoral Norte de São Paulo. Quer ver de camarote? Então tome uma no Mirante da Chica.

8. Passe um dia em Itamambuca

A filial do Havaí em Ubatuba atende por Itamambuca e tem um astral muito próprio. Querendo, dá pra passar vários dias só lá, pegando onda, remando de stand up paddle no rio e encontrando a galera em restaurantes bacanas, como o Warung. Não deixe de tomar um açaí no North Shor, e que também faz um bolo de banana lendário.

9. Prove a pizza da Pizzaria São Paulo

Melhor pizzaria de Ubatuba, a São Paulo tem serviço excelente em um espaço simples e alto-astral. Além da pizza perfeita, uma verdadeira degustação de azeites de oliva importados é deixada sobre a mesa. Arremate com um sorvete na Pistache, na pracinha mais fofa do centro histórico da cidade, ali ao lado.

10. Tome café da manhã no Integrale

Pro dia nascer feliz, tome o desjejum na Integrale, no centro da cidade, 100% artesanal. O pão da casa, “integralzinho”, é uma delícia, assim como os pães de queijo, os sucos e os sanduíches. Também tem omeletes, açaí, bolos…

Leia tudo sobre São Paulo

Procure acomodação em Ubatuba

Continua após a publicidade

Publicidade