Continua após publicidade

São Paulo: um passeio pelo Farol Santander, andar por andar

Terceiro maior arranha-céu da capital guarda um mix de exposições, um conhecido bar no cofre e um outro mais recente no 28º andar

Por Gustavo Kolonko
Atualizado em 12 nov 2021, 18h21 - Publicado em 25 jun 2021, 19h38

Na Praça Antônio Prado, a poucos passos da estação São Bento do metrô, o Edifício Altino Arantes se destaca pela franca inspiração no Empire State de Nova York. Terceiro maior arranha-céu da cidade, foi construído em 1939 e era sede do Banco do Estado de São Paulo, mais conhecido como Banespa. Atualmente, no entanto, ela atende pelo nome de Farol Santander. Reaberto ao público em 2018, o prédio de 35 andares é hoje um dos mais novos centros culturais da capital e continua recebendo as mais variadas exposições mesmo durante a pandemia. Os visitantes são recebidos com álcool em gel e medição de temperatura no hall de entrada, onde os olhos já se voltam para o lustre de 13 metros de altura. Depois disso, basta apresentar o ingresso comprado antecipadamente pelo site e pegar o elevador.

2º, 3º e 5º

A exposição permanente do prédio, intitulada “Espaço Memória”, está distribuída entre o segundo, terceiro e quinto andar. Ali, os visitantes vislumbram como era o dia a dia dos banqueiros através dos móveis originais da sala do presidente do Banespa na década de 1950, entre outros objetos da época. A ambientação fica por conta de uma sala espelhada, que projeta imagens e sons da cidade de São Paulo através do tempo. 

Depois ou mesmo durante a visita ao “Espaço Memória”, dê um pulo no quarto andar. Com materiais reciclados da própria reforma do Farol Santander, o artista plástico Vik Muniz criou painéis que formam uma fotografia panorâmica da vista ao redor do edifício. A obra foi batizada de “Vista 360º” e a sala foi repaginada em 2021, quando ganhou nova pintura e um auto-retrato de Muniz.

Continua após a publicidade

19º e 20º

O 19º e o 20º andar são dedicados às exposições temporária “Talentos das Artes Visuais”, em cartaz até 21 de novembro de 2021, e “Sombras Milenares“, até 6 de março de 2022. A primeira reúne cerca de 100 trabalhos, entre pinturas, desenhos e gravuras, que foram enviados por funcionários e estagiários do Santander Brasil para um concurso. Já a segunda traz o Mundo de HYBYCOZO, um duo formado por uma artista e cientista ambiental ucraniana, Yelena Filiptchu, e um designer industrial canadense, Serge Beaulieu. O resultado desta união é uma exposição recheada de esculturas geométricas que, com efeitos de luz, expandem-se pelas paredes e pelo piso do andar que ocupam. 

22º e 23º

Em cartaz até o dia 5 de dezembro, a exposição Futuro Espacial percorre o passado, o presente e o futuro das missões espaciais da NASA. Dividida em duas estações, cada uma em um andar, a mostra leva o visitante da Lua a Marte através de mais de 350 itens usados nas expedições da agência americana e apresentações dos futuros projetos. Caso a temática interesse, complete a experiência visitando a outra parte da exposição, que está em cartaz no Shopping Eldorado, também em São Paulo, com objetos que foram usados nas primeiras expedições para a Lua. Até o final do ano, o Farol Santander também deve receber no 22º e no 23º uma exposição temporária de “Alice no País das Maravilhas”, obra de Lewis Carroll que foi lançada há 156 anos.

Independente do que estiver em cartaz, os homens não podem deixar de dar uma espiadinha no banheiro masculino do 22º, um mirante involuntário com vista exclusiva e, portanto, melhor que a do próprio topo do prédio. É possível que o banheiro feminino do mesmo andar tenha a mesma vista desobstruída para a Zona Leste, mas por motivos óbvios, não pude conferir.

Continua após a publicidade

24º

O 24º andar também é dedicado às exposições temporárias: “A outra realidade“, inédita no Brasil, fica em cartaz até 16 de janeiro de 2022. A mostra se divide em quatro diferentes experiências imersivas com realidade virtual e reúne trabalhos de renomados artistas contemporâneos internacionais e nacionais, que passaram pela curadoria de Marcello Dantas. É uma boa pedida para um programa com crianças. 

26º andar

O 26º andar coroa o passeio com uma bela vista de São Paulo, apesar do espaço ser diminuto. Indicações no vidro do parapeito mostram onde estão algumas construções da cidade, como o Vale do Anhangabaú e o Mirante do Vale, mas deixam de fora várias outras que devem ser localizadas por conta própria. Do lado de dentro, uma cafeteria Suplicy recebeu decoração art déco.

Continua após a publicidade

28º andar

No dia 29 de outubro de 2021 foi inaugurado o Boteco do 28. Apesar de estar em um andar mais alto, novo o bar não possui uma vista melhor do que a do mirante, mas dá uma dimensão do mar de prédios da Paulicéia. O menu assinado pela chef Mayra Aguiar inclui petiscos típicos dos botecos paulistanos, como coxinha e torresmo, além de algumas opções que remetem à cozinha caipira, como a farofa de formiga içá servida na colher. O bar funciona de terça-feira a domingo, das 11h30 às 20h, e não há necessidade de comprar ingressos ou fazer reservas para visitar o local.

Subsolo

No subsolo do prédio se esconde o Bar do Cofre, que serve drinks e aperitivos no antigo cofre do Banespa. O ambiente intimista recebeu decoração inspirada na São Paulo da década de 1950. O bar abre às quartas, quintas e sextas-feiras das 16h às 21h, aos sábado das 14h às 21h e aos domingos das 14h às 20h.

Continua após a publicidade

O Farol Santander fica aberto de terça a domingo, das 09h às 20h. As entradas, que só podem ser adquiridas através do site oficial, custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada) e dão acesso a todos os espaços do edifício.

Leia tudo sobre São Paulo

Continua após a publicidade

Busque sua hospedagem em São Paulo

Publicidade