Continua após publicidade

Parque Flamboyant: o que fazer na área verde no coração de Goiânia

Jardim japonês, playground infantil e pistas de caminhada e corrida fazem parte do espaço

Por Valentina Bressan
11 ago 2024, 12h00
parque-flamboyant-goiania
Parque Flamboyant é respiro verde em meio aos prédios da capital (Fronteira/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Quando você pensa em Goiânia, talvez o que venha à mente sejam os pratos típicos, como o arroz de pequi, ou os hits sertanejos que nasceram na cidade e ganharam o Brasil. Para os adeptos de geografia, talvez a fama de cidade plana também seja de conhecimento geral. Mas você sabia que a capital de Goiás é uma das cidades mais arborizadas do Brasil?

Goiânia ganhou da Organização das Nações Unidas (ONU), neste ano, o título de Cidade Arborizada do Mundo, por ter mais de um milhão de árvores. Parte desse arvoredo se encontra no Parque Flamboyant, um dos cartões-postais da cidade.

Inaugurado em 2007, no bairro Jardim Goiás, o parque é um ponto destinado ao lazer e à preservação ambiental. Conta com muitas opções para um passeio em família, para a prática de esportes ou para um dia de descanso em meio ao verde.

O que fazer no Parque Flamboyant?

Além das áreas gramadas onde dá para organizar um piquenique ou relaxar, o Parque Flamboyant conta com pistas para ciclismo, caminhada e corrida. Também há espaços onde é possível andar de patins, skate, fazer ioga ou jogar vôlei.

Se praticar esportes não for seu objetivo, vale visitar o parque pelo cenário bonito e arborizado – há dois lagos, mirante e uma fonte. O passeio pode render ótimas fotografias. O parque também guarda remanescentes de vegetação nativa do Cerrado, como buritis e veredas.

Um parque infantil garante a diversão das crianças. No centro do Flamboyant, há ainda um jardim japonês, que traz características do paisagismo oriental nas espécies de plantas escolhidas e na decoração.

Continua após a publicidade

O Flamboyant é palco para espetáculos de música e outras apresentações culturais, então vale a pena conferir a programação antes de visitar o local.

O acesso é gratuito e pode ser feito em qualquer hora do dia. A entrada é pela Rua 15. As linhas 283, 325, 900 e 901 deixam perto do parque, onde também há estacionamento para carros.

Planeje um dia de passeio pelo bairro

Nas proximidades do parque, ficam o Flamboyant Shopping e o Estádio Serra Dourada. Dá para estender o passeio e fazer compras ou aproveitar para curtir o parque antes de um jogo ou show no estádio.

O Centro Cultural Oscar Niemeyer, o CCON, é outro espaço vizinho. A entrada é gratuita e no local ocorrem apresentações artísticas, exposições, feiras de artesanato e shows.

Leia tudo sobre Goiás

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Goiânia

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade