Parque da Juventude tem circo gratuito no fim de semana
Exposição fixa e espetáculos aos sábados e domingos fazem parte do "Mundo do Circo" na Zona Norte da capital paulista
O Parque da Juventude, na Zona Norte de São Paulo, agora é a casa do Mundo do Circo, um complexo todo dedicado à arte circense com apresentações aos fins de semana, exposição fixa e intervenções públicas. O acesso é gratuito e sujeito a lotação do espaço.
Iniciativa da Prefeitura da capital, o complexo faz parte do processo de transformação da região do Carandiru em um espaço público e multicultural. Os prédios do antigo presídio que não foram demolidos viraram uma Escola Técnica de Artes, com cursos de produção cultural e design. Além disso, o pátio se tornou uma área aberta bem agradável, com pistas para realizar atividades esportivas e muitas árvores.
Ver essa foto no Instagram
Complementando a paisagem, o espaço Mundo do Circo é dividido em duas grandes lonas: a primeira delas possui uma exposição fixa sobre as artes circenses, enquanto a segunda (e maior) é palco para os espetáculos. No meio, há um grande pátio onde artistas circenses recebem calorosamente os visitantes com pernas de pau, monociclos e malabares. Ali, há pipoca, salgadinhos e bebidas para comprar.
Ver essa foto no Instagram
Exposição “O Mundo do Circo”
Embora as apresentações comecem às 17h, minha dica é chegar uma horinha antes. Isso serve não só para garantir um bom lugar para assistir à apresentação como também para curtir sem pressa a exposição fixa e interativa que as crianças adoram. Com o apertar dos botões ou o giro de manivelas, bonecos interagem com o visitante, movendo objetos, fazendo acrobacias e até tocando violão.
O espaço é compacto, mas um charme, e conta melhor sobre as diferentes formas de expressão da arte circense, como números acrobáticos, aéreos e de ilusionismo. O lugar funciona de terça a sexta-feira das 10h às 17h e aos finais de semana das 11h às 18h. A entrada é gratuita.
Apresentações de circo
Depois da exposição, já me encaminhei para a fila do circo – com uma paradinha no carrinho de pipoca, claro! A fila logo começou a andar e a entrada no auditório foi bem rápida. Então, é só sentar e aproveitar o show. Cada fim de semana guarda surpresas para os visitantes, com apresentações diferentes. É possível acompanhar a programação por meio do perfil no Instagram da iniciativa.
Eu assisti o espetáculo “Las Divas”, em que estrelavam apenas artistas mulheres. Aconteceram apresentações de tecido acrobático, bambolê e malabarismo mediadas por duas apresentadoras super carismáticas e que me arrancaram gargalhadas. E o melhor: tudo gratuito.
Ver essa foto no Instagram
Serviço
Os espetáculos acontecem aos sábados e domingos, às 17h. Vale conferir a programação daquele final de semana no Instagram. A entrada é feita por ordem de chegada: os visitantes podem acessar o espaço vinte minutos antes. No dia que estive por lá, a casa estava quase cheia, então chegue com antecedência caso queira um lugar central.
O Parque da Juventude está localizado na Zona Norte de São Paulo, bem ao lado da estação Carandiru do metrô, na Linha 1 – Azul. É apenas um minuto de caminhada entre a saída da estação e os portões do Mundo do Circo. Ao lado do complexo, também há um estacionamento gratuito para quem preferir ir de carro.
Busque hospedagem em São Paulo