Continua após publicidade

Aos sábados, o centro do Rio de Janeiro é uma festa

O fim de semana carioca ganha cor com feira de antiguidades, samba ao vivo e passinho

Por Malu Jansen
Atualizado em 21 out 2024, 16h14 - Publicado em 5 set 2024, 20h00

O Centro do Rio de Janeiro ganha vida aos sábados com música, dança, gastronomia, artesanato, arte visual e muito agito. É difícil não colocar o samba no pé, que deixa a energia solar mesmo nos dias nublados. 

O pulo do gato é visitar o lugar no primeiro sábado do mês, quando a programação fica ainda mais completa com feirinhas animadas e baile com passinho. Veja um roteiro que vai da Praça XV de Novembro no Centro até a região dos Arcos da Lapa: 

Feira da Praça XV de Novembro 

O passeio começa na Praça XV de Novembro, que recebe aos sábados uma feira de brechós e antiguidades. Encontra-se todo tipo de coisa por lá: roupas, acessórios, louças, discos de vinil. Todos os sábados, das 6h às 15h. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MALKIA brechó (@malkiabrecho)

Rua do Ouvidor 

Perto dali está a Rua do Ouvidor, uma das que concentra o agito aos fins de semana – principalmente por causa do combo infalível de samba ao vivo, mesas na calçada, feijoada e cerveja gelada. E o melhor, a preços justos. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Diário do Rio (@diariodorio)

Continua após a publicidade

Confeitaria Colombo 

Um dos ícones do Rio de Janeiro em funcionamento desde 1894, a Confeitaria Colombo é linda: o destaque fica para o salão com piso em azulejo, com mezanino. Para comer, tem pastel de nata, torta, coxa creme… As opções são várias. Rua Gonçalves Dias, 32. De segunda a sábado, das 11h às 18h. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Confeitaria Colombo (@confeitariacolombo)

Feira Rio Antigo 

Outra feira de antiguidades e artesanato que faz a alegria do carioca é a Feira Rio Antigo, realizada na Rua do Lavradio. Há discos, roupas, acessórios, peças artesanais, alimentos e bebidas regados à música ao vivo. Embora a feira aconteça todos os sábados, é no primeiro do mês que a feira é maior e possui bem mais variedade, o que faz a visita valer mais a pena. Rua do Lavradio. Todos os sábados, das 10h às 19h.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Marcos Pereira Bezerra (@marcos_khanm)

Samba do Armazém do Senado

Na esquina da Rua do Senado com a Avenida Gomes Freire, o Samba do Armazém do Senado ferve aos sábados: é hora de colocar um sambinha no pé! Na região há vários outros barzinhos e barracas vendendo caipirinhas. Avenida Gomes Freire, nº 256. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 19h. Fechado aos domingos. 

Solar dos Abacaxis

Também na Rua do Senado, o Solar dos Abacaxis é um centro cultural e educativo que realiza oficinas, exposições, festas e apresentações culturais. A programação é atualizada no Instagram. Rua do Senado, nº 48. De quarta-feira a sábado, das 10h às 18h. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Solar dos Abacaxis (@solardosabacaxis)

Continua após a publicidade

Baile do Charme do Rio Antigo

O passinho é animado e reúne bastante gente no Baile do Charme do Rio Antigo, que rola apenas no primeiro sábado do mês. É só chegar, já que a festa acontece no meio da rua mesmo. Rua do Rezende, nº 7. Apenas no primeiro sábado do mês, a partir das 15h. 

Escadaria Selarón

A região da Lapa fica pertinho da icônica Escadaria Selarón, com os coloridos degraus de azulejo que rende uma das fotos mais clássicas de quem visita a capital carioca. Para chegar ali partindo da Rua do Rezende, são dez minutos de caminhada. Rua Manuel Carneiro.

Leia tudo sobre Rio de Janeiro

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade