Continua após publicidade

Miguel Pereira: sete passeios para fazer em um fim de semana

No interior do Rio de Janeiro, cidade é conhecida pelo clima ameno e vem ganhando novas atrações para a família

Por Valentina Bressan
13 ago 2024, 20h00
Mega Trenó, Miguel Pereira, Rio de Janeiro
A mais nova atração de Miguel Pereira é um trenó de montanha (Terra dos Dinos/Divulgação)
Continua após publicidade

Há tempos o clima ameno atrai cariocas para Miguel Pereira, município do Vale do Café que está a apenas 120 quilômetros do Rio de Janeiro. Mas o destino vem crescendo desde a inauguração, em 2022, do parque temático Terra dos Dinos. Em 2024, veio mais uma leva de novidades: o passeio de Maria Fumaça em março, a inauguração de um trenó de montanha dentro da Terra dos Dinos em julho e o anúncio da construção do maior parque religioso do país, que deve começar no fim do ano. A seguir, você confere 7 opções de passeios para fazer em um fim de semana em Miguel Pereira:

1. Terra dos Dinos

Inaugurado em 2022, o parque temático de dinossauros fica em uma reserva de cerca de 1,4 milhões de metros quadrados em meio à vegetação nativa da Mata Atlântica. São 40 réplicas de dinossauros, além de tirolesa, trilha suspensa e espaço para alimentação no local. Um trenó de montanha com mais de um quilômetro de extensão foi inaugurado recentemente no parque. A Terra dos Dinos funciona de quinta a terça-feira, das 9h às 17h. Como há muita procura, especialmente aos finais de semana, planeje-se para chegar cedo. Mais informações pelo site.

terra-dos-dinos-miguel-pereira
Cerca de 40 réplicas de dinossauros fazem parte do parque (Terra dos Dinos/Divulgação)

2. Passeio de Maria Fumaça

O trem turístico de Miguel Pereira começou a funcionar em março de 2024. O percurso de 9km permite apreciar as paisagens do Vale do Café ouvindo música ao vivo no vagão, além de conhecer a cidade de Governador Portela – ponto de parada da viagem, que inclui ida e volta. Os passeios ocorrem às sextas (14h e 16h), sábados (10h30, 14h e 16h) e domingos (10h30 e 14h), partindo da Estação Ferroviária de Miguel Pereira. Mais informações no site.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Maria Fumaça | Miguel Pereira (@tremmiguelpereira)

3. Lago do Javary

O Lago do Javary é parada obrigatória para quem visita Miguel Pereira. A área do espelho d’água, considerado cartão-postal da cidade, possui pedalinhos, quiosques e espaços para corrida e ciclismo. Planejar um piquenique ou almoço no local é uma ótima ideia para integrá-lo ao roteiro.

Continua após a publicidade
lago-javary-miguel-pereira
Paisagem no lago (Oswaldo Luiz Angarano Filho/Wikimedia Commons)

4. Espaço do Artesão

Bem no centro do município de Miguel Pereira, o Espaço do Artesão conta com 36 quiosques onde 160 artesãos locais exibem e comercializam seus produtos. As lojas funcionam diariamente, das 9h às 18h de segunda-feira a sábado e das 9h às 17h aos domingos. O espaço fica na Praça da Matriz, onde há uma igreja e um letreiro.

espaco-do-artesao-miguel-pereira
Espaço do Artesão foi inaugurado em 2021 (Comunicação PMMP/Divulgação)

5. Rua Coberta

No centro de Miguel Pereira, a Rua Coberta é inspirada no local de mesmo nome em Gramado, na Serra Gaúcha. Restaurantes, lojas de chocolate e de outras guloseimas funcionam diariamente no espaço.

rua-coberta-miguel-pereira
Rua Coberta concentra opções de gastronomia (./Divulgação)

6. Viaduto Paulo de Frontin

Com uma estrutura em ferro curvada, o Viaduto Paulo de Frontin não exerce mais a sua função tradicional, mas se tornou um local procurado para a prática de rapel e bungee-jumping. Por se tratar de uma construção desativada, é importante ter cautela para observá-la de forma segura.

Continua após a publicidade

7. Cachoeira do Poção

A queda d’água, própria para banho, pode ser uma opção nos dias de calor. Há bares e pequenos restaurantes na área caso você deseje passar toda a manhã ou toda a tarde.

Busque hospedagem em Miguel Pereira

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade