Continua após publicidade

Instituto Inhotim inaugura galeria dedicada à Yayoi Kusama

A artista japonesa, conhecida por suas obras coloridas e repletas de círculos, tem duas instalações imersivas no centro de arte contemporânea

Por Duda Vasconcellos
Atualizado em 15 jan 2024, 11h43 - Publicado em 28 jun 2023, 17h48

Maior centro de arte contemporânea do mundo, o Instituto Inhotim em Brumadinho inaugurou sua vigésima galeria permanente dedicada à Yayoi Kusama. Com abertura em julho de 2023, o novo prédio recebeu duas instalações imersivas da artista plástica japonesa, conhecida por suas obras coloridas e repletas de círculos: Aftermath of Obliteration of Eternity (2009) e I’m Here, But Nothing (2000).

Fachada da Galeria Yayoi Kusama_Foto__2023 (10) (1)
A Galeria Yayoi Kusama se junta às outras 19 instalações permanentes de Inhotim (Ícaro Moreno/Divulgação)

As obras

Aftermath of Obliteration of Eternity, que significa algo como “consequências da eliminação da eternidade”, foi produzida por Yayoi Kusama em seu 80º aniversário e trata de questões relacionadas à espiritualidade e ao mundo finito. A proposta da instalação é que o espectador entre em um universo completamente diferente do “mundo exterior”. A obra é formada por espelhos e lanternas, criando uma miragem contínua que vai esmaecendo à medida em que o visitante se afasta. As lanternas foram inspiradas na cerimônia budista Tōrō Nagashi, que homenageia ancestrais.

Yayoi Kusama_Aftermath of Obliteration of Eternity, Inhotim
Aftermath of Obliteration of Eternity significa, em tradução livre, “consequências da eliminação da eternidade” (Bellagio Gallery of Fine Art in Las Vegas/Divulgação)

Já a instalação I’m Here, But Nothing se assemelha à sala de uma casa, composta por sofá, televisão, mesa, cadeiras, porta-retratos e tapetes. O ambiente é iluminado por luz negra e pontinhos brilhantes e coloridos forma presente na maioria dos trabalhos de Kusama. Seguindo o conceito da artista, a obra pode ser percebida como uma dissolução do espectador no próprio ambiente. O título da obra, “Estou Aqui, Mas Não Há Nada“, em tradução para o português, sugere essa percepção de solidão e incompletude.

I’m Here, But Nothing, Yayoi Kusama, Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais, Brasil
Os pontos fluorescentes estão, na verdade, colados sobre os objetos e paredes na sala (Daniel Mansur/Divulgação)
Continua após a publicidade

Aftermath of Obliteration of Eternity e I’m Here, But Nothing são novidades no Instituto Inhotim, mas o centro de arte contemporânea já expunha uma obra de Kusama, o Narcissus Garden (Jardim de Narciso, em tradução livre). São 750 esferas de aço inoxidável sobre um espelho d’água que se comportam como “um tapete cinético”: sua posição varia conforme o vento. A obra fica no terraço do Centro de Educação e Cultura Burle Marx.

obra nacisius garden inhotim
Obra faz referência ao mito de Narciso, que se encanta pela própria imagem refletida na água (Pedro Motta/Divulgação)

A galeria

A Galeria Yayoi Kusama tem quase 1.500 m² e fica no Eixo Laranja, próxima à Galeria Cosmococa. O jardim do edifício principal ganhou bromélias verdes, amarelas e avermelhadas que possuem círculos naturais em suas folhas, fazendo referência à marca registrada da artista. No entorno da galeria, bancos de madeira permitem que os visitantes contemplem a paisagem, o projeto arquitetônico e descansem as pernas das longas caminhadas exigidas para circular por Inhotim.

Continua após a publicidade
Fachada da Galeria Yayoi Kusama_Foto_Ícaro Moreno_2023 (7)
O Jardim Botânico do Inhotim é composto por mais de 4,3 mil espécies (Ícaro Moreno/Divulgação)

Serviço

Onde? O Instituto Inhotim fica no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte.

Quando? De terça a sexta-feira, o museu funciona das 9h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 9h30 às 17h30.

Quanto? A entrada inteira custa R$ 50. Há meia-entrada de R$ 25 válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros do instituto. Crianças de até cinco anos não pagam.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Minas Gerais

Busque hospedagem em Brumadinho pela Booking

Busque hospedagem em Brumadinho pelo Airbnb

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade
Publicidade