Continua após publicidade

Guia Michelin: os restaurantes estrelados em São Paulo e no Rio

Brasil passa a ter seis restaurantes com duas estrelas, mas segue sem a pontuação máxima. Veja a lista completa

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 22 Maio 2024, 14h25 - Publicado em 21 Maio 2024, 12h00
Tuju, São Paulo, Brasil
Reaberto em setembro, o paulistano Tuju foi um dos destaques da edição (Rubens Kato/Divulgação)
Continua após publicidade

Depois de uma pausa de três anos, o Guia Michelin divulgou sua nova seleção de restaurantes em São Paulo e no Rio de Janeiro durante uma cerimônia realizada na noite de segunda-feira (20) no Copacabana Palace. Foram 140 estabelecimentos recomendados, sendo que 6 receberam duas estrelas e 15 receberam uma estrela. Nenhuma casa conquistou a pontuação máxima, de três estrelas.

As duas estrelas foram concedidas pela primeira vez ao Evvai e ao Tuju, na capital paulista, e ao Lasai, na capital carioca. O Lasai também levou o prêmio “Sommelier” pelo trabalho que Maíra Freire realiza sobre vinhos naturais e biodinâmicos servidos na casa.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por LASAI Restaurante (@restaurantelasai)

Entre os restaurantes com uma estrela, sete são novidades: Sala San Omakase, no Rio de Janeiro, e Fame Osteria, Kazuo, Kuro, Murakami, Oizumi Sushi e Tangará Jean-Geroges, em São Paulo.

A “Estrela Verde”, que fez sua estreia no Brasil, foi para três estabelecimentos em São Paulo: A Casa do Porco, que controla toda a cadeia alimentar do campo à mesa; Corrutela, que trabalha com produtos orgânicos; e o Tuju, que faz compostagem e reaproveitamento de águas pluviais.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by CORRUTELA (@corrutela)

Além das duas estrelas e da Estrela Verde, o Tuju também levou o prêmio de “Abertura do ano”. O restaurante do chef Ivan Ralston funcionou de 2014 e 2020 na Vila Madalena, fechou na pandemia e foi reaberto em setembro de 2023 a poucos metros do Solar Fábio Prado (onde costumava ficar o Museu da Casa Brasileira).

Outros 37 estabelecimentos foram distinguidos com o Bib Gourmand, título atribuído aos restaurantes que oferecem uma culinária de qualidade a preço moderado.

Continua após a publicidade

Veja as listas completas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, dos restaurantes distinguidos pelo Guia Michelin 2024:

SÃO PAULO

Duas estrelas

Uma estrela

Estrela verde

Continua após a publicidade

Bib Gourmand

RIO DE JANEIRO

Duas estrelas

Uma estrela

Bib Gourmand

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade