Continua após publicidade

Serra da Canastra: as deliciosas cachoeiras do João Inácio

Três quedas d'água na cidade de Sacramento são alcançadas após trilha dentro de uma fazenda

Por Rebeca de Ávila
9 abr 2024, 10h00
Cachoeiras João Inácio, Serra da Canastra, Minas Gerais
 (Cachoeira João Inácio/Reprodução)
Continua após publicidade

O Rio João Inácio, no Parque Nacional da Serra da Canastra, forma três belas quedas d’água na cidade mineira de Sacramento. Para chegar até elas, é preciso fazer uma trilha dentro da fazenda que as abriga.

Depois de atravessar uma pinguela sobre o rio e descer a trilha, você chega à primeira Cachoeira do João Inácio, com direito a bastante sombra, mas sem espaço para se sentar fora da água.

A segunda cachoeira, com uma prainha de cascalho, é alcançada após uma subida e outras duas pinguelas sobre o rio. Aqui, a queda d’água de 80 metros forma um poço de águas esverdeadas e geladas, onde ocorre o mergulho do vídeo abaixo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Viagem e Turismo (@viagemeturismo)

Continua após a publicidade

É a melhor cachoeira para quem busca nadar, mas ela também é propícia para a prática de cascading (descer a cascata com uma corda, como no rapel). Continuando a trilha 200 metros acima entre pedras e raízes, é possível ter uma visão de cima da prainha em formato de meia lua.

Depois de atravessar algumas rochas no Rio João Inácio, você conquista a terceira Cachoeira do João Inácio, a maior delas. Há pedras em que você pode descansar depois de entrar no poço com peixinhos.

Serviço

A trilha ao longo das três cachoeiras tem 2 km. A taxa para acessar a propriedade privada é de R$ 25.

De Sacramento até a Cachoeira do João Inácio, são 65 km de estrada de terra (1h30 de carro) no sentido do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Minas Gerais

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade