As locações do filme “Eduardo e Mônica” em Brasília

A capital federal dos anos 1980 é quase como um personagem extra no filme dirigido por Renê Sampaio

Por Da Redação Atualizado em 20 jan 2022, 15h10 - Publicado em 20 jan 2022, 14h17

De todos os rockeiros que escreveram letras de músicas mencionando Brasília, nenhum ficou tão famoso quanto Renato Russo. Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, ele se mudou com a família para a capital federal aos treze anos, viveu uma juventude tipicamente brasiliense e ali compôs os maiores sucessos da Legião Urbana. Dentre as várias canções que eternizaram paisagens candangas, “Eduardo e Mônica” inspirou o filme de Renê Sampaio que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (20), com Gabriel Leone e Alice Braga no papel dos protagonistas.

Ainda no início de seu relacionamento, Eduardo e Mônica “se encontraram então no Parque da Cidade, a Mônica de moto e o Eduardo de camelo”. Neste trecho, o Trovador Solitário menciona o parque favorito dos brasilienses, que fica na Asa Sul e hoje guarda uma estátua de Renato Russo, e recorre a uma gíria bastante utilizada pelos moradores para se referir a “bicicleta” – uma brincadeira relacionada ao período de seca pela qual o Distrito Federal passa entre os meses de abril e outubro.

Como não há outras referências diretas a endereços de Brasília na música, o diretor usou uma porção de lugares que eram frequentados pela juventude da década de 1980 ou que fazem parte do dia-a-dia da população até hoje como cenários da história, que gira em torno da divertida incompatibilidade do casal. Além dele próprio ser brasiliense, Sampaio contou com a ajuda do roteirista conterrâneo Matheus Souza. “Eu precisava de alguém que conhecesse a cidade. Alguém que olhasse Brasília sem olhar estrangeiro”, disse o cineasta.

Não à toa, várias locações do longa-metragem fazem parte da Rota Brasília Capital do Rock, que desde 13 de julho de 2021 vem demarcando mais de 40 lugares relacionados à história do gênero musical na cidade – seja por terem sido mencionados em canções ou porque eram frequentados pelos músicos de bandas como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Raimundos. Veja, a seguir, alguns lugares que aparecem no filme:

Chapada dos Veadeiros

Eduardo e Mônica na cachoeira Santa Bárbara
A Cachoeira Santa Bárbara é uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros. Crédito: youtube/Reprodução

A Chapada dos Veadeiros não fica em Brasília, é verdade: cerca de 250 quilômetros separam a capital do parque nacional. Ainda assim, ela é uma esticada comum para quem mora ou visita Brasília e aparece durante o longa-metragem. As cenas mostram especialmente o Poço Encantado e a Cachoeira de Santa Bárbara.

Congresso Nacional

Lateral do Congresso Nacional
Eduardo e Mônica fazendo sombras nos holofotes do Congresso Nacional. Crédito: youtube/Reprodução

O prédio que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal é o principal marco arquitetônico de Brasília e pode ser visitado mediante agendamento prévio pelo site. As visitas acontecem de hora em hora, das 9h às 17h. Aqui, se desenrola uma das cenas mais emblemáticas do filme, quando o casal brinca de fazer sombras de animais na cúpula.

Parque da Cidade

imagem aérea do Parque da Cidade
Foi no Parque da Cidade que Eduardo e Mônica tiveram o primeiro date. Crédito: Secretária de Turismo/Divulgação

Fundado em 1978, o parque foi projetado por Oscar Niemeyer, tem paisagismo idealizado por Burle Marx, área urbanística desenvolvida por Lúcio Costa e guarda os famosos azulejos de Athos Bulcão. Em cena, ele aparece durante o passeio de “camelo” de Eduardo e Mônica.

Setor Militar Urbano

Setor Militar Urbano
O Setor Militar Urbano concentra a maior parte dos quartéis, entre eles o Quartel General do Exército, em Brasília. Crédito: Giseli Pasquale/Wikimedia Commons

O casal também anda de moto pelo Setor Militar Urbano. O bairro é endereço de milhares de integrantes de forças militares e seus familiares, além de concentrar a maior parte dos quartéis de Brasília.

Continua após a publicidade

Superquadra Sul 308

Superquadra Sul 308
A Superquadra fica próxima ao Espaço Cultural Renato Russo e outras atrações de Brasília. Crédito: Francisco Dornas/Divulgação

A superquadra é um grande exemplo urbanístico porque segue todos os padrões previstos no plano original de Brasília. Não muito longe dali ficam outros endereços icônicos, como a Igreja Nossa Senhora de Fátima, o Cine Brasília e o Espaço Cultural Renato Russo.

Teatro Nacional

Fachada lateral do teatro
Em uma cena do trailer é posivel ver Mônica (personagem de Alice Braga) sentada em um dos quadrados da fachada lateral. Crédito: Giseli Pasquali/Wikimedia Commons

Também assinado por Oscar Niemeyer, o Teatro Nacional tem a lateral decorada pelos “quadradinhos” de Athos Bulcão, que são mostrados no filme. Infelizmente, não é possível conhecer o interior da construção em formato de pirâmide, que está fechada há oito anos e deve passar por uma reforma em 2022.

Leia tudo sobre Brasília

Busque hospedagem em Brasília

 

 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade