Airbnb: 10 casas isoladas a menos de 100 km de São Paulo

Uma seleção de sítios, cabanas e casas de campo para escapar da capital paulista e passar dias em contato com a natureza, sem estresse e com segurança

Uma das tendências do turismo pós-pandemia é a busca por lugares abertos, com menos gente e mais atividades ao ar livre. Isso inclui, também, o aluguel de casas. Como foi apontado por uma pesquisa da plataforma Airbnb, viajantes estão mais inclinados a reservar casas inteiras, em destinos mais isolados e fora das grandes cidades – mas também não muito longe de suas residências. Entre as escolhas dos usuários, cabanas e casas de campo são as mais populares.

Alugar uma casa tem suas peculiaridades. Esqueça mordomias, serviço de quarto, café da manhã e refeições preparadas por terceiros. Sair de casa para uma outra casa pode não parecer férias para alguns. Muitos preferem esquecer por um tempo de obrigações como cozinhar e até cuidar dos filhos. Para esses, continuam valendo os hotéis, que também vêm se adaptando para receber hóspedes com segurança.

Já alugar um imóvel para um fim de semana é continuar a ter a sensação de estar em casa, mas em um outro lugar, o que também pode ser reconfortador. Selecionamos 10 imóveis do Airbnb*, a menos de 100 quilômetros de São Paulo, isoladas, para você viajar com segurança. Veja também uma matéria sobre casas isoladas perto de Belo Horizonte e uma outra com uma seleção de casas baratas para ir de ônibus (e de carro, claro) a partir de São Paulo. Ao final, entenda as medidas de segurança adotadas pelo Airbnb e quais precauções você deve tomar antes de alugar uma casa pela plataforma.

Veja também

Vamos às casas: 

1) Chalé com vista

 (Airbnb/Reprodução)

Localização: São Roque, a 70km de São Paulo 

A casa: O charmoso chalé com vista para as montanhas é ideal para quem quer tranquilidade. Com capacidade para 5 pessoas, as acomodações são simples, mas o destaque vai para o entorno da casa: o local proporciona uma interação direta com a natureza, com pomar de frutas, horta, galinheiro, redário ao ar livre, espaço para fazer piquenique – e uma localização privilegiada para assistir o pôr do sol.

Atrações próximas: A 15 minutos do centro de São Roque, o chalé é uma ótima opção de hospedagem para quem vai percorrer a Estrada do Vinho – via repleta de vinícolas, adegas, empórios e restaurantes. São Roque também tem trilhas, morros e mirantes.

Comentário de quem já alugou: “O espaço é aconchegante, limpo e muito agradável para quem busca por descanso, ar fresco e natureza. Nossas mensagens aos anfitriões foram rapidamente respondidas. No quintal do chalé havia vários temperos, que deu um toque especial a nossa culinária! A cozinha é bem equipada e o wifi excelente, caso precise estar conectado. O silêncio da noite e o barulhos dos pássaros ao amanhecer foram dois pontos maravilhosos na estadia. Não posso deixar de mencionar o pôr-do-sol: um espetáculo! Há um local no chalé e outro no quintal que oferecem uma vista imperdível!”

Reserve esta hospedagem aqui

2) Casa de Campo na Mata Atlântica

 (Airbnb/Reprodução)

Localização: Ibiúna, a 50 km de São Paulo 

A casa: Em uma Área de Proteção Ambiental (APA), esta casa está rodeada de árvores e natureza típica da Mata Atlântica. A charmosa construção, toda feita de madeira, possui varandas amplas, jardim, lareira e banheira. Além disso, a casa fica dentro de um condomínio fechado e os hóspedes podem usufruir das áreas comuns: piscina, parquinho infantil, trilhas, horta orgânica e mirante (por conta da pandemia, alguns dos espaços poderão estar fechados). O sinal de celular na área não é dos melhores. 

Atrações próximas: O Parque Estadual do Jurupará tem cachoeiras, trilhas, esportes aquáticos e mirantes. Mas a casa já é um ótimo local para se conectar com a natureza, com uma quantidade variada de plantas, animais silvestres mais o lazer no condomínio. 

Comentário de quem já alugou: “A casa é uma delícia, super confortável. Excelente para crianças pequenas. O condomínio está no meio de uma floresta linda. Muita paz e sossego. Não pega celular, internet e não tem televisão. Perfeito para um detox digital e reconexão com o que realmente importa. Adoramos!”

Reserve esta hospedagem aqui

3) Chácara da Zo

 (Airbnb/Reprodução)

Localização: Mairiporã, a 40 km de São Paulo 

A casa: De estilo rústico, a chácara é uma boa opção pertinho da capital paulista para reunir os amigos ou familiares. Com capacidade para até 10 hóspedes, a acomodação se destaca por seu espaço externo, com piscina, churrasqueira, fogão à lenha e fogueira – ideal para confraternizar em grupo. 

Atrações próximas: É possível fazer trilhas ecológicas (como a do Saracura e a dos Macacos), visitar cachoeiras, pesqueiros e represas – onde você pode praticar alguns esportes aquáticos, como o boia cross. Destaque para o Pico do Olho d’água, um dos melhores points da região para ver o nascer e o pôr do sol. 

Comentário de quem já alugou: “O lugar é pertinho de São Paulo, estrada boa e caminho lindo com o rio do lado. A natureza da chácara, a paisagem, as plantas, a hortinha e o pôr do sol são maravilhosos e fazem o lugar ainda mais encantador. A casa é iluminada e quentinha nas noites frias, o chalé é charmoso e poder fazer fogueira à noite. A Paula e a Mariá são muito atenciosas, nos receberam com bolinho e durante a estadia levaram coxinhas e uma mousse deliciosas. Comunicação fluida e rápida. A internet funciona muito bem para fazer home office. Foram dias deliciosos que aliviaram um pouco o peso da quarentena, mesmo fazendo home office e homeschooling.”

Reserve esta hospedagem aqui

4) Chácara dos Lagos

 (Airbnb/Reprodução)

Localização: Itapecerica da Serra, a 38 km de São Paulo 

A casa: A chácara, com 23 mil metros quadrados, é perfeita para realmente se desconectar e relaxar na natureza. No meio da Mata Atlântica, a propriedade tem dois lagos, campo de futebol, trilhas, churrasqueira, fogueira – e alguns animais, como macacos, tatus e mesmo preguiças, que às vezes fazem uma visita. Nas lagoas, irrigadas por uma nascente a 1 km da casa, os hóspedes podem andar de caiaque, pescar e até nadar. 

Atrações próximas: O clima de isolamento e repouso da chácara é tanto que é difícil querer sair. Mas, se mesmo assim você preferir dar um passeio pela região, há opções. Segundo os proprietários, o sítio é bem próximo da Cidade das Abelhas, ótima atração para as crianças – com apiário, arvorismo, brinquedos e aulas sobre as abelhas. Outra alternativa, a 10 minutos da casa, é o Centro Histórico de Embu das Artes, excelente lugar para compras móveis e objetos de decoração.

Comentário de quem já alugou: “A casa é bem simples, mas muito aconchegante. A lareira dá todo o charme ao ambiente. As mesas na parte externa permitem fazer as refeições ao ar livre. O sítio é lindo! Muitas árvores, lago lindo, espaço para fazer fogueira ou só tomar um chimarrão… além dos bichinhos! Vimos esquilos, macaquinhos… e os cachorros da casa estão sempre fazendo companhia. A casa é muito limpa, é impressionante que não vimos nada de insetos (aranhas, escorpiões, essas coisas que dão medo em casas no campo). E os anfitriões, super simpáticos e prestativos.”

Reserve esta hospedagem aqui

5) Casa das Montanhas com cachoeira privada

 (Airbnb/Reprodução)

Localização: Atibaia, a 67 km de São Paulo 

A casa: Com estilo rústico, o sítio é um recanto cercado por mata virgem, conta com uma cachoeira privativa, horta orgânica, um playground para as crianças e até cavalos. Na cachoeira, uma trilha leva a cascatas e riachos de água cristalina. Como diz a anfitriã: “Seja abraçado pela mãe natureza e reconecte-se”. 

Atrações próximas: Além de todos os atributos do sítio, que são motivo suficiente para não deixá-lo até a hora do check-out, a propriedade fica a 8 quilômetros da Pedra Grande de Atibaia – atração natural com trilhas, uma vista impressionante da região de Bragança Paulista e alguns esportes radicais, como asa-delta e rapel. 

Comentário de quem já alugou: “A casa da Helen (anfitriã) é ótima, super bem cuidada e muito gostosa. Os caseiros são muito prestativos e gentis, gente boa mesmo. O lugar é fantástico, com mata, cachoeira privativa e aquele ar de serra… e muito perto de São Paulo. Foi uma semana incrível e meus filhos pequenos amaram também.”

Reserve esta hospedagem aqui

6) Cabana na Serra da Cantareira

 (Airbnb/Reprodução)

Localização: Mairiporã, a 40 km de São Paulo 

A casa: A cabana é uma boa pedida para uma escapada a dois. Perto de uma reserva florestal, isolada e feita toda de madeira, a casa tem um atmosfera intimista. O ofurô, a piscina, a lareira interna e externa e um grande deck para apreciar a vista contribuem para o clima de romance. 

Atrações próximas: Como dito acima, Mairiporã possui uma série de passeios pela natureza, com trilhas, cachoeiras, represas e mirantes, como o Pico do Olho D’água. Mas sendo realista: com esse clima romântico, é mais provável passar toda hospedagem isolados na cabana aproveitando a piscina e o ofurô. 

Comentário de quem já alugou: “O lugar é ainda melhor do que imaginávamos. O espaço é totalmente exclusivo para os hóspedes e com total privacidade. O charme da cabana é incrível, com o complemento da piscina, ofurô e lareira externa. Além de tudo, a vista é maravilhosa com direito à visita de macaquinhos. Recomendo super! Daniel (anfitrião), obrigada pela hospitalidade, agilidade nas respostas e parabéns pelo lugar.”

Reserve esta hospedagem aqui

Veja também

7) Casa moderna com vista para montanha

 (Airbnb/Reprodução)

Localização: São Roque, a 70km de São Paulo 

A casa: No alto da serra de São Roque, essa casa em condomínio fechado tem um estilo mais moderno e clean. São vários os atributos que deixam a acomodação completa para famílias e grupos de amigos: piscina, espaço gourmet com churrasqueira e forno de pizza, cinema, salão de jogos e uma suíte com banheira hidromassagem e vista para as montanhas. 

Atrações próximas: Segundo os anfitriões, a acomodação está bem perto do centro de São Roque e da Estrada de Vinho, com vinícolas, adegas, empórios, restaurantes e mais. 

Comentário de quem já alugou: “Eu e minha família ficamos extremamente satisfeitos com a nossa estadia. A casa é ainda mais bonita pessoalmente e possui um clima bem familiar. O que mais nos encantou foi o fato da casa ser toda de vidro, com uma vista espetacular para as montanhas, o que nos proporcionou uma conexão incrível com a natureza. Acordar com aquele sol lindo invadindo a casa e os pássaros cantando não teve preço. Os quartos são muito acolhedores e a cozinha tem tudo que você precisa pra fazer uma bela refeição. Pra quem ama filmes, a casa conta com uma linda e confortável sala de cinema. A limpeza do lugar estava impecável e o Fernando foi muito solícito para responder dúvidas e indicar locais. Com certeza voltaremos em uma nova oportunidade.”

Reserve esta hospedagem aqui

8) Sitio La Vienroça

 (Airbnb/Reprodução)

Localização: Juquitiba, a 74 km de São Paulo 

A casa: Com estilo rústico aconchegante e localização isolada, um dos maiores atrativos deste sítio é a grande piscina natural na propriedade, com água pura vinda diretamente de uma nascente. Além de nadar, o hóspede ainda pode fazer trilhas pela mata, tomar uma ducha natural na bica próxima da casa, observar os pássaros, cozinhar no fogão a lenha ou simplesmente passar o dia relaxando nas redes da varanda. A paisagem da Mata Atlântica fica ainda mais bonita pela quantidade de orquídeas, bromélias e samambaias.

Atrações próximas: A localização isolada do sítio é perfeita para passar dias de sossego e privacidade. Contudo, é possível se programar para conhecer mais de Juquitiba, cidade que abriga uma das maiores áreas verdes do estado de São Paulo. São várias opções de ecoturismo, com trilhas, banhos de cachoeira ou de rio e atividades de aventura (como rafting, canoagem e arvorismo). 

Comentário de quem já alugou: “O sítio é muito bonito, com uma área verde linda e uma piscina natural gostosa. Os caseiros são gentis, prestativos e recebem muito bem. A cozinha é equipada e os cômodos são bonitos e bem decorados. Vale tomar cuidado com o acesso, pois a estrada é de terra. Passamos uma virada de ano muito gostosa!”

Reserve esta hospedagem aqui

Veja também

9) Casa de campo aconchegante e tranquila

 (Airbnb/Reprodução)

Localização: Embu-Guaçu, a 57 km de São Paulo 

A casa: Disponível para até 8 pessoas, a casa é bem equipada para reuniões de família ou amigos, principalmente pelo seu espaço amplo com jardim, piscina, churrasqueira, forno de pizza e redes. Além disso, por fazer parte de um condomínio fechado, os hóspedes podem usufruir da área comum de lazer: dois lagos (liberados para pesca), quadras de tênis, campo de futebol e até uma lanchonete que serve almoço aos fins de semana. 

Atrações próximas: O condomínio fica a 15 minutos do centro de Embu-Guaçu, com opções de restaurantes, lojas e o Parque Ecológico da Várzea – boa opção para famílias com crianças, com espaço para caminhadas, piqueniques, trilhas de bicicleta e rodeado pela vegetação nativa de Mata Atlântica. 

Comentário de quem já alugou: “Casa extremamente limpa, organizada, aconchegante e perfeita para reuniões de família ou amigos. Muito bem equipada, tanto em utensílios de cozinha quanto cama, mesa e banho. Recomendo de olhos fechados.”

Reserve esta hospedagem aqui

10) Sítio da Bica

 (Airbnb/Reprodução)

Localização: Juquitiba, a 74 km de São Paulo 

A casa: Com 23 mil metros quadrados e 80% da propriedade coberta por Mata Atlântica preservada, este sítio é um ótimo lugar para sossegar na natureza. A casa tem um amplo gramado, horta e, como seu próprio nome diz, uma bica com água de nascente para tomar um banho. O espaço também é bem equipado com churrasqueira, fogão a lenha, lareira e varanda com redes.

Atrações próximas: O sítio está em Juquitiba, cidade com atividades de ecoturismo e aventura: trilhas, banhos de cachoeira e de rio, além de rafting, canoagem, arvorismo e outros esportes radicais. 

Comentário de quem já alugou: “O Sítio da Bica é um paraíso! O lugar perfeito para se desconectar da cidade e estar em contato com a natureza. A casa é confortável e de muito bom gosto, cozinha super completa, sala e quartos aconchegantes. Nós fomos com nosso bebê de 1 ano e 3 meses e foi realmente um lugar perfeito para ele.”

Reserve esta hospedagem aqui

Os novos protocolos de higienização do Airbnb

Para voltar a receber hóspedes, o Airbnb lançou o “Protocolo Avançado de Higienização”, desenvolvido em conjunto com autoridades sanitárias internacionais. Destinado aos proprietários dos imóveis, o programa traz uma série de orientações de saúde e já entrou em vigor em 12 países – inclusive no Brasil. 

O protocolo inclui treinamento online para os anfitriões, com aulas de como limpar e desinfetar apropriadamente o ambiente antes e depois de receber hóspedes. Quem adere ao protocolo de higienização deve manter um intervalo de pelo menos 24 horas entre uma reserva e outra; já quem não puder cumprir com todas as etapas deve dar um intervalo de no mínimo 72 horas. O anfitrião que se compromete é identificado com a informação abaixo:

 (Airbnb/Divulgação)

Não existe, no entanto, uma fiscalização do Airbnb. Esse controle acaba recaindo sobre os hóspedes, que precisam dar atenção especial aos comentários de outros visitantes – o ideal é que o anfitrião deixe em evidência no anúncio o seu compromisso com a higienização. Se o anúncio não trouxer informações sobre medidas de limpeza, não hesite em questionar e, caso não sinta firmeza nas respostas, busque outra acomodação.

Outro filtro que pode ajudar no momento de buscar uma casa é saber se o anfitrião é um Superhost – a denominação aparece logo abaixo das fotos na página principal do anúncio. Para ser um Superhost, o proprietário precisa ter concluído pelo menos 10 estadias nos últimos 12 meses e ter uma nota média de 4,8 (de 5) ou mais, que foi atribuída pelos hóspedes anteriores. 

*A Viagem e Turismo tem uma parceria com o Airbnb e poderá receber uma porcentagem sobre os aluguéis realizados por meio dos links indicados nesta página. As indicações aqui citadas seguem critérios exclusivamente editoriais. A disponibilidade refere-se ao momento da publicação deste post.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.