Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu

Live + receita de Bacalhau à Braz do chef Vítor Sobral

Uma conversa deliciosa com o grande chef português e uma receita perfeita para fazer com a família. Todos podem colocar a mão na massa!

Por Rachel Verano Atualizado em 9 jul 2020, 16h53 - Publicado em 30 abr 2020, 15h56

Dono de restaurantes em Lisboa e São Paulo (entre eles Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina e Talho da Esquina), o chef Vítor Sobral tem como assinatura a releitura moderna de tradicionais receitas portuguesas. Durante a quarentena, mesmo com algumas de suas casas funcionando para delivery e take-away, ele tem se dedicado ainda mais a cozinhar em casa. Se antes o jantar já era por sua conta, hoje é ele quem costuma fazer também o almoço. Uma das receitas que mais gosta de preparar? Bacalhau à Braz, um clássico português que leva batata palha e ovos. Ele nos contou tudo isso e ainda falou sobre a quarentena em Portugal, as perspectivas de abrir seus restaurante em breve, sua íntima relação com o Brasil, o que nunca pode faltar na sua geladeira, vinhos que combinam com churrasco e muito mais num bate-papo ao vivo nos canais da VT. Para assistir a live na íntegra, clique aqui!

A seguir, o chef divide o passo a passo para uma refeição portuguesa, com certeza, perfeita para fazer com toda a família durante a quarentena em casa!

  • Bacalhau à Braz by Vítor Sobral

    Para 10 pessoas

    Ingredientes:
    1 kg de bacalhau demolhado
    500g de batata palha
    200g de cebola em rodelas
    8 ovos
    1 dente de alho picado
    50 ml de azeite
    azeitonas pretas, salsa picada, sal e pimenta do reino a gosto

    Modo de preparo:
    Tirar a pele e as espinhas do bacalhau e desfiar com as mãos. Fritar as batatas em óleo bem quente, só até dourarem ligeiramente. Escorrê-las sobre papel absorvente. Levar uma panela de fundo grosso ao fogo com o azeite, a cebola e o alho, e deixar refogar lentamente até cozinhar a cebola. Juntar o bacalhau desfiado e mexer com uma colher de pau para que ele fique bem impregnado de azeite. Acrescentar as batatas ao bacalhau e, com a panela no fogo, juntar os ovos ligeiramente batidos e temperados com sal e pimenta. Mexer com um garfo, e, assim que os ovos cozinharem levemente e virarem um em creme, retirar do fogo e colocar em uma travessa. Polvilhar com salsa picada e servir bem quente, acompanhado com azeitonas pretas.

    Bom apetite e assista a live com Vítor Sobral logo abaixo.

    Continua após a publicidade
    Publicidade