Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu

Braga: melhor destino europeu de 2021 é português!

A votação teve mais de 600 mil votos de 192 países

Por Rachel Verano Atualizado em 5 mar 2021, 18h24 - Publicado em 26 fev 2021, 19h57
O lindo centro de Braga: cartão-postal Ana Teixeira/Reprodução

Concursos, concursos, concursos. O começo de cada ano é marcado por rankings e mais rankings no mundo das viagens, mas, num cenário como o que estamos vivendo, verdade seja dita: cada um deles tem até um gostinho mais especial, tamanha a ansiedade pelo momento em que possamos, finalmente, sair livres, leves e soltos por aí. Pois vamos a mais um deles: o Best European Destination, que os governos daqui costumam dar uma importância gigantesca.

A Igreja de São Marcos, do século 18 Rui Sousa/Reprodução

A premiação elege anualmente os melhores destinos do continente para o turismo, com votações dos quatro cantos do mundo. A edição de 2021 foi anunciada este mês e no topo do ranking, acima de destinos como Paris, Roma, Florença ou Ghent (Bélgica), está a capital do Minho e uma das cidades mais antigas de Portugal: Braga. O concurso com 20 finalistas de peso contou com mais de 600 mil votos de exatos 192 países, dos quais Braga respondeu com quase 110 mil votos.

O Campo das Hortas e seu famoso chafariz Rafael Molica/Reprodução
  • E o que a terceira maior cidade de Portugal, onde vivem pouco mais de 135 mil pessoas, tem de especial? Para começar, um centro histórico lindo e bem preservado. Bons restaurantes e simpáticos cafés. Uma universidade que reúne jovens de toda a Europa e contribui para um clima sempre animado. E uma coleção de grandes monumentos religiosos que inclui um Patrimônio da Humanidade, declarado pela UNESCO em 2019: o Santuário de Bom Jesus do Monte com a sua bela escadaria formada por 580 degraus.

    Bom Jesus do Monte e sua escadaria de 580 degraus: Patrimônio da Humanidade Angela Compagnone/Reprodução

    Fundada pelos romanos no século 1 a.C., a antiga Bracara Augusta é parte de todo roteiro que se preze pelo norte de Portugal. Localizada 55 quilômetros ao norte do Porto (e a 365 quilômetros de Lisboa), ela é interligada às duas pelo Alfa Pendular, a linha de trens rápidos, e está a apenas 25 quilômetros de Guimarães, o berço do país onde fica um lindo castelo. Também chamada de Roma Portuguesa, tem uma coleção de imponentes igrejas – sendo a Sé a principal de todas elas, com o título de catedral mais antiga do país (sua construção começou no ano de 1.070).

    Ruela estreita do centro antigo: séculos e séculos de história Reprodução/Reprodução

    “Incrivelmente romântica (…), Braga é uma das cidades mais felizes da Europa e uma das com melhor qualidade de vida do mundo”, diz a organização do prêmio – confira os detalhes neste link aqui. Mais uma razão para incluí-la no roteiro: ela fica a poucos quilômetros do Parque Nacional da Peneda Gerês e suas incríveis paisagens.

    Leia tudo sobre Portugal

    Busque hospedagens em Braga

  • Continua após a publicidade
    Publicidade