Sicília: o que fazer em um dia em Siracusa

Cercada por um mar que mistura tons de verde e de azul, a cidade é um ponto de encontro entre natureza, arte, história e mitologia

A todo momento, as histórias reais do passado de Siracusa se misturam com lendas e mitos. Mais de quinhentos anos antes de ser conquistada pelos romanos, ela já era uma das mais importantes pólis gregas. Ali foi construído um dos maiores teatros gregos da Antiguidade que, com suas arquibancadas escavadas na rocha, hoje faz parte do Parco Archeologico della Neapolis.

 (Sergio Tumminello/Flickr)

Logo abaixo dele, há uma caverna conhecida como Orecchio di Dionisio, ou seja, orelha de Dionísio. Reza a lenda que essa formação, que de fato tem um formato semelhante à uma orelha, costumava ser usada como prisão pelo deus do vinho. Graças à acústica do espaço, do lado de fora Dionísio conseguia ouvir o que os seus prisioneiros estavam sussurrando.

 (Gian Luca 77/Flickr)

Outra importante ruína grega na cidade é o Tempio di Apollo, que praticamente conta a história da ocupação de Siracusa. O templo foi transformado em igreja bizantina, mesquita, igreja normana, quartel espanhol e depois novamente em igreja. Mas o que mais se sobressai é que ele é a primeira atração da Ilha de Ortigia.

 (Patrick and MJ/Flickr)

Ligada ao restante da cidade por uma ponte, Ortigia é o verdadeiro coração de Siracusa. Ali, não há nada mais gostoso do que caminhar indefinidamente no calçadão à beira do mar, que é todo pontilhado por veleiros e iates. Mas, se quiser uma sugestão de roteiro, lá vai: siga direto para a Piazza Duomo, toda cercada por construções barrocas.

 (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Como o nome já indica, ali fica o duomo de Siracusa, um dos mais bonitos que eu já vi na Itália. Construído sobre as ruínas de um antigo templo dedicado à deusa Atena, ele combina uma fachada barroca com colunas dóricas, que foram mantidas da estrutura original.

 (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

E, se um dia Atena era a grande homenageada em Siracusa, hoje quem leva o posto é Santa Lucia, que nasceu e foi martirizada na cidade. Ainda na Piazza Duomo, entre na Chiesa di Santa Lucia alla Abadia: ali fica guardado um quadro de Caravaggio que retrata o momento da morte da santa.

 (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Mas a história mais famosa da cidade é certamente o mito de Aretusa. Reza a lenda que, um belo dia, o deus do rio Alfeu flagrou a ninfa Aretusa banhando-se em uma de suas águas. Quando percebeu que estava sendo observada, Aretusa fugiu assustada e suplicou à deusa Diana que a salvasse. A deusa então a transformou em uma fonte. Alfeu, insatisfeito, transformou-se também em água para se unir eternamente à amada.

O resultado seria a Fonte Aretusa, espelho d’água vizinho ao mar que é um dos monumentos mais bonitos de Siracusa. Uma curiosidade é que dentro dele cresce naturalmente a planta que era utilizada pelos egípcios para fabricação do papiro.

 (Steve Major/Flickr)

Se o mito te encantou, dê uma olhada também na Piazza Archimede. Em seu centro fica a Fontana di Diana, cujas esculturas ilustram Diana entre Aretusa e Alfeu.

 (Fausto/)

Por fim, caminhe até o Castello di Maniace, fortificação que fica bem na ponta de Ortigia. Todo o castelo é cercado por praias com águas azuis e esverdeadas.

 (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Busque sua hospedagem em Siracusa

Veja fotos e vídeos da Sicília no Instagram: @barbara.ligero

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s