Os melhores eventos tradicionais na Toscana em 2019

Não importa quando caem as suas férias: em cada mês do ano há uma festa ou celebração para mergulhar na cultura e nas tradições italianas

Fevereiro

Dia 9, em Viareggio – Tem início o Carnaval di Viareggio, o mais animado da Toscana. Em todos os domingos até março, haverá desfiles de carros alegóricos, que percorrem uma avenida paralela ao mar.

Março

Dia 25, em Florença – Pode parecer estranho, mas no passado o dia 1º de janeiro não era considerado o primeiro dia do ano. Em Florença, por exemplo, o calendário começava em 25 de março, data que o Arcanjo Gabriel teria anunciado a gravidez da Virgem Maria. Essa tradição se manteve do século VII para cá e, por isso, a cidade ainda celebra o chamado Capodanno Medievale com um desfile histórico. Você encontrará as ruas tomadas por pessoas vestidas em trajes renascentistas e lançadores de bandeira.

Abril

Dia 21, em Florença – No domingo de Páscoa acontece uma das mais antigas tradições florentinas, o Scoppio del Carro (algo como “a explosão do carro”). Um carro de fogo, chamado de brindellone, é levado até a Piazza del Duomo. Uma vez em frente à igreja, é lançada uma pomba de mentira para acender o fogo. Os florentinos consideram que, se a tal pomba conseguir acender o fogo, causando a explosão do carro, a cidade terá um bom ano. O contrário é sinal de azar. Fica mais fácil de entender assistindo ao vídeo.

Maio

Dia 19, Florença – O Palio del Baluardo é uma competição de tiro com arco medieval que acontece no dia da proclamação da república de Florença, ou seja, quando os Medici foram derrubados pelo povo.

 (Notizie Comuni Italiani/Reprodução)

Veja também

Junho

Dia 24, em Florença – Durante o mês, a Piazza Santa Croce é convertida em um campo de calcio storico, o futebol medieval. Os times correspondem a cada um dos quatro bairros de Florença e o jogo não possui muitas regras: para levar a bola até o fim do campo adversário vale chutar, dar socos e puxar a camisa do adversário. A grande final acontece no dia 24.

Dia 16, em Pisa – Na Luminara di San Ranieri, as margens do Rio Arno e as principais construções de Pisa são iluminadas apenas pela luz de cerca de cem mil velas.

Dia 22, em Arezzo – Durante a Giostra del Saracino, Arezzo volta aos tempos medievais: além das pessoas se vestirem com trajes de época, também é realizado um antigo jogo de cavalaria. A disputa acontece entre os quatro bairros da cidade, cada um com oito cavalheiros que devem demonstrar sua habilidade de acertar suas lanças no alvo.

Julho

Dia 2, em Siena – Entre os eventos italianos mais famosos do mundo, o Palio di Siena é uma corrida de cavalos que acontece na icônica Piazza del Campo. Após três voltas na praça, vence o cavalo que chegar primeiro, independentemente de ter alguém montado nele ou não.

 (Janus Kinase/)

Dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14, em Monteriggioni – A Monteriggioni Festa Medievale é uma das festas medievais mais legais da Toscana! Durante dois finais de semana seguidos, os moradores recriam o ambiente e a atmosfera de uma aldeia medieval do século 13, época em que Monteriggioni foi fundada. O capricho é tamanho que as barracas só servem alimentos da época, água e vinho – e para comprar os produtos você deve trocar o dinheiro normal por réplicas da antiga moeda local.

 

 (Michele Piccardo/)

Veja também

Agosto

Dia 16, em Siena – Acontece a segunda edição do já mencionado Palio di Siena (veja em julho).

Dia 31, em Montepulciano – Representantes dos oito distritos da cidade disputam uma corrida peculiar: cada dupla deve rolar um enorme barril de 80 quilos pelas ruas do centro. A competição se chama Bravio delle Botti.

 (Bravio delle Botte/Divulgação)

Setembro

Dia 1, em Arezzo – Acontece a segunda edição da já mencionada Giostra del Saracino (veja em junho).

Dia 29, em Florença – Há séculos, os produtores de vinho empilhavam garrafas em um carro puxado por bois e as levavam de presente para os senhores do Palazzo Vecchio. A tradição se manteve e é chamada de Carro Matto (algo como “carro louco”).

 (Visit Florence/Divulgação)

Veja também

Outubro

Dia 27, em Volterra – Além de uma feira com produtos regionais, como vinhos e trufas, acontece o divertido Palio dei Caci. O jogo consiste em rolar um queijo, com a ajuda de um pedaço de pau, até o final da Via Franceschini, desviando de alguns obstáculos feitos de feno pelo caminho.

Novembro

Últimos finais de semana do mês, em San Miniato – A 49ª Mostra Mercato Nazionale del Tartufo Bianco atrairá viajantes gourmet de todo o mundo. Todo o evento gira em torno da trufa, ingrediente raro que já chegou a custar quatro mil euros o quilo, mas também é possível encontrar barracas de vinho e outros produtos típicos. Uma atividade interessante é acompanhar os tartufai e seus cães na busca pela trufa.

 (Il Turista/Reprodução)

Dezembro

Dia 26 a 30, em Pienza – Com massa de amêndoa e mel, o panforte é uma sobremesa tradicional da Toscana que, com o passar do tempo, se tornou objeto de um jogo. O tal Gioco del Panforte consiste em arremessar o doce sobre uma longa de madeira. Ganha quem conseguir fazer com que ele chegue o mais perto possível da borda, sem cair no chão.

 (Centritalia News/Reprodução)

Siga @barbara.ligero no Instagram para mais fotos e dicas da Itália

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s