Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição

Onde comer na Sardenha: o banquete do agriturismo Alculiciu

Boa opção para experimentar vários pratos típicos de uma vez só, o Alculiciu organiza um jantar coletivo preparado só com ingredientes da própria fazenda

Por Barbara Ligero 21 nov 2018, 15h46

Na minha opinião, os melhores lugares para se comer durante uma viagem são aqueles frequentados pelos locais, às vezes até meio escondidos. O Alculiciu, que eu tive a sorte de encontrar na Sardenha, é exatamente assim. Para começar, ele é um agriturismo, ou seja, uma propriedade rural autêntica que abre suas portas para viajantes. Ali, especificamente, a proposta é usar tudo o que é produzido na fazenda para criar um jantar tipicamente sardo.

Busque hospedagens na Sardenha

Se o seu roteiro incluir Olbia, onde fica um dos três aeroportos da ilha, vale a pena considerar a visita. O Alculiciu fica a 25 minutos de carro, nos arredores da província de San Teodoro. É necessário reservar com antecedência por telefone (+39 349 147 9495) ou pela página do Facebook. O esquema é o seguinte: eles contam quantas pessoas aparecerão para o jantar, que tem hora marcada, e passam o dia preparando uma série de pratos tradicionais. Você terá a oportunidade de experimentar todos, então o menu é fechado e custa € 35 por cabeça. 

Agriturismo Alculiciu/Reprodução

A experiência como um todo é bastante acolhedora e informal. Logo ao entrar, você dá de cara com algumas vinhas e uma colina cheia de ovelhas pastando. Todos chegam mais ou menos ao mesmo tempo, como em um jantar de família, e vão sendo recebidos com um copo de vinho da casa. As mesas são organizadas em um pátio com vista para a paisagem já descrita e cada um se senta com o seu grupo.

Continua após a publicidade

Aos poucos, os pratos vão saindo quentinhos da cozinha e levados às mesas em porções generosas – e a cena se repete várias e várias vezes ao longo da noite. Quando eu fui, cheguei a contar 12 pratos e lá pela metade do jantar só estava dando uma única garfada em cada coisa para experimentar. Mas, antes que me julguem, não houve desperdício: eu estava com outros três gulosos e os garçons perguntam antes de trazer alguns itens.

Tripadvisor/Reprodução

O menu pode variar, mas espere encontrar muitos dos principais pratos típicos sardos. É muito provável que você experimente a zuppa gallurese (pão envelhecido com caldo de carne e pecorino sardo), os culurgiones (ravióli de queijo com menta), o porceddu (porco assado no espeto) e as seadas (pastel de queijo com mel). Seguindo uma tendência que os italianos adoram, praticamente tudo que é servido foi cultivado ou feito ali mesmo: o vinho, o azeite, os legumes, o queijo pecorino…

A minha dica é programar esse jantar logo que chegar na Sardenha e ir preparado para comer muito. Assim você experimenta vários pratos tradicionais de uma vez só e pode repetir os seus favoritos ao longo do restante da viagem. Mais que uma experiência gastronômica, essa é uma boa forma de conhecer o lado rural da ilha, que não se limita às suas belas praias.

Busque hospedagens na Sardenha

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Continua após a publicidade

Publicidade