Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição

5 guloseimas típicas e imperdíveis da Sicília

Arancini, cannoli, brioche recheado com sorvete, ricota assada e até raspadinha (mil vezes melhor que a do Brasil, diga-se). Vai uma granita?

Por Barbara Ligero 3 jul 2019, 20h06

1. Arancini

idon2013/Flickr

De longe, pode até parecer uma coxinha, mas não se engane. Arancini são bolinhos de risoto fritos com diferentes recheios: presunto e queijo, ragú, espinafre… Você até encontra essa delícia em outras partes da Itália, mas na Sicília eles são especialmente bons.

Busque sua hospedagem na Sicília

2. Cannoli

NoirChocolate/iStock

É uma massa doce frita que segura um creme. Hoje em dia, tem recheio de todos os tipos, mas se quiser sentir o sabor tradicional, peça o de ricota. Além disso, é importante que o recheio seja colocado na hora. Caso contrário, o creme vai molhando a massa e acabando com a crocância.

  • 3. Granita

    Bárbara Ligero/Arquivo pessoal

    Eu sei que parece raspadinha, mas, vai por mim: não é a mesma coisa! A granita é mil vezes mais cremosa e saborosa, feita com suco de fruta de verdade. E, assim como acontece com os arancini, a granita da Sicília é melhor do que em qualquer outra parte da Itália.

  • 4. Ricotta Infornata

    Bárbara Ligero/Arquivo pessoal

    É literalmente uma ricota assada no forno. Às vezes elas saem tão escuras que parecem queimadas, mas dê uma chance: isso dá um gostinho especial ao queijo. Dá para comprar inteira ou experimentar dentro de um sanduíche, como eu fiz.

  • 5. Brioscia con gelato

    Lou Manna/Flickr

    Isso sim você só vê no sul da Itália: trata-se de uma brioche de massa fofinha que eles cortam ao meio e recheiam com… sorvete! Durante o verão, esse doce é consumido inclusive no café da manhã, junto com um café ou um cappuccino.

    Busque sua hospedagem na Sicília

    Veja fotos e vídeos da Sicília no Instagram: @barbara.ligero

    Continua após a publicidade
    Publicidade