Os donuts mais gostosos (e também os mais bizarros) de Nova York

Com recheio e cobertura doces, feitas de macarrão ou com peixe cru, as rosquinhas são sempre um sucesso em NY!

Se você já veio para os Estados Unidos ou viu filmes gravados aqui, com certeza sabe que donuts é um dos doces mais adorados pelos americanos. Em forma de rosquinha ou de círculo, o pãozinho frito e açucarado pode ser recheado e coberto com diversos tipos de cremes e caldas, além de confeitos.

Há excelentes opções em Nova York, muito além do Dunkin Donuts, feitos com massa mais leve e recheios clássicos ou gourmets.

O meu predileto é vendido no Brooklyn, especificamente na Du Jour Bakery, que é recheado com bavarian cream (feito com baunilha, leite e ovos) e coberto com doce de leite e rodelas de banana. Sim, é de comer lambendo os dedos, literalmente, e custa menos de US$ 5, bem do jeito que a gente gosta no #nyc10orless 😉

Para quem prefere algo mais simples, a Dough tem opções sem recheio, apenas cobertas com caldas doces. Os meus favoritos são os de maracujá com nibs de cacau e o de doce de leite com raspas de amêndoas. Eles são vendidos em vários cafés pela cidade, além de em seus endereços fixos e banquinhas em feiras gastronômicas.

O Cronut é uma combinação de Donut com Croissant, criado por Deus, ou melhor, Dominique Ansel!

O Cronut é uma combinação de Donut com Croissant, criado por Deus, ou melhor, Dominique Ansel! (Ccho/Flickr/Creative Commons/Flickr)

Donut Gourmet

Em Nova York foram criadas algumas variações dessa rosquinha, como o Cronut, que é uma combinação de croissant (massa folhada) com donut. E o “original”, feito pelo chef Dominique Ansel, é simplesmente delicioso! Leve, macio, com recheio cremoso e doce na medida… Mas, para experimentá-lo, você precisa chegar cedo à bakery, que fica no Soho, encarar uma fila e torcer para ter um sabor que você goste, já que há apenas uma opção por mês e um número bem limitado de rosquinhas por dia, que costumam acabar em poucas horas.

Outro lugar bem badalado é o Du’s Donuts, criado pelo chef Wylie Dufresne, um dos defensores da gastronomia molecular nos Estados Unidos e vencedor de alguns dos prêmios gastronômicos mais importantes daqui. Eu ainda não tive o prazer de visitá-lo, mas já estou curiosíssima para experimentar sabores como romã com tahine e pink lemonade com pistache.

Achou esquisitos? Você não viu nada!

Donut ou Bagel de sushi? Você pode experimentar e palpitar sobre isso no Pokee!

Donut ou Bagel de sushi? Você pode experimentar e palpitar sobre isso no Pokee! (Divulgação/Divulgação)

Donut salgado

Uma das febres de NY agora é o Donuts de espaguete. Sim, é uma rosquinha feita de macarrão e que, de acordo com os criadores da Pop Pasta, é inspirada na “frittata di spaghetti”, um tipo de torta frita, que leva ovo e queijo para “dar liga”. Além disso, você pode escolher os acompanhamentos: tem a versão carbonara, por exemplo, com bacon e pimenta preta, e a clássica, apenas com molho de tomate. Quer provar? Eles têm uma banquinha concorrida na feira Smorgasburg.

No ano passado, outra rosquinha salgada fez sucesso, só que em uma versão bem mais light. O Sushi Donut, do POKEE, é basicamente uma rosquinha de arroz, coberta com peixe cru, vegetais, alga marinha, gergelim… E, apesar de parecer bizarro, confesso que acho ele bem bonito e quero experimentá-lo.

E você, o que deseja comer em Nova York?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s