Imagem Blog Nova York entre Amigos Sabe aquela amiga que dá dicas, faz o roteiro da sua viagem e avisa quando tem promoção de passagem? Essa é a Talita Ribeiro! E o melhor é que agora ela vive em Nova York e compartilha aqui todos os seus achados na cidade.
Continua após publicidade

Estes são os meus melhores museus de Nova York

Há quase 100 museus em NY para você aprender mais sobre arte, história, aeronaves... Veja uma lista dos meus preferidos e saiba se é vantajoso ter um 'pass'

Por Talita Ribeiro
Atualizado em 25 jun 2018, 17h11 - Publicado em 29 mar 2017, 18h03

Este post é inspirado em uma pergunta recorrente que recebo dos amigos e de seguidores nas redes sociais: qual é o melhor museu de Nova York?

Com receio de decepcionar a pessoa, eu respondia um “depende” e perguntava do que ela mais gostava, afinal, não há um único tipo de museu. Hoje, depois de visitar algumas vezes as principais atrações da cidade, eu sou mais segura e digo de cara: o meu favorito é o The Metropolitan Museum of Art (MET).

Por que amar o MET?

O Metropolitan tem uma coleção tão incrivelmente rica que está exposta em três endereços diferentes: no prédio clássico da 5ª Avenida, no Breuer e no Cloisters. O que eu considero imperdível para uma primeira (e segunda e terceira) visita à NY, é o que fica ao lado do Central Park.

Você pode viajar no tempo e espaço, com peças do Egito, Mesopotâmia, China… (Maju Rezende/ Flickr/ Creative Commons/Flickr)

Sinceramente, é impossível você não gostar de uma ou de várias seções dele. Isso porque o museu apresenta desde peças do Egito Antigo até quadros de arte moderna americana, passando por esculturas de vários períodos e armaduras lindas, ocidentais e orientais.

Além disso, ele conta com bares muito gostosos, como o do Great Hall, que abre apenas sexta e sábado, a partir das 16h, com piano ao vivo. Inclusive, uma dica: o fim de tarde na sexta-feira é um ótimo período para visitar o museu, isso porque, nesse dia ele fica aberto até as 21h e tem um público mais adulto e silencioso.

Dinossauros! Dinossauros! Meteoritos e muito mais, no Museu de História Natural! (Nancy Hoang/ Flickr/ Creative Commons/Flickr)

O museu imperdível para Crianças

Eu fui ao Museu de História Natural com a minha afilhada, que fará três anos em breve, e foi uma das experiências mais divertidas que tivemos juntas aqui. Ela ficou animadíssima, repetindo “dinossauros! dinossauros!” ao ver os esqueletos do bicho, fez várias caras engraçadas vendo os animais africanos e, claro, quis tirar fotos clássicas com o Moai. De longe, esse é o MELHOR museu para ir com crianças em Nova York, ainda mais se você assistir “Uma noite no museu” com elas.

Como é muito grande – quatro andares cheios de coisas interessantes, como um meteorito enorme, que crianças e os adultos podem tocar! -, recomendo que você veja o mapa antes da sua visita e defina onde ir com os pequenos.

Mais que isso, o carrinho salvou nossas vidas, isso porque, no meio do passeio, minha afilhada obviamente ficou cansada. Então, vale a pena ir com ele, já que há poucas salas onde não é permitido entrar com ele e há sempre “estacionamentos” para deixá-lo. 

O museu campeão de audiência entre os nerds

Outro museu que costumo indicar bastante para os amigos, principalmente os nerds, que adoram história e tecnologia, é o Intrepid Sea, Air & Space Museum. Ele fica em um navio porta-aviões, isso, por si só, já é bem diferente e interessante.

Além disso, ele conta com várias aeronaves usadas pela força aérea americana, um ônibus espacial e até um submarino, em que você pode entrar! E há também simuladores de voo, cuja entrada é paga a parte. Crianças, principalmente maiores de seis anos, costumam gostar e se divertir bastante nesse museu.

Aeronaves, um porta aviões, submarino e ônibus espacial! Quem mais? Vá ao Intrepid! (Ernest McGray Jr/ Flickr/ Creative Commons/Flickr)

Mais arte para a sua vida

Boa parte dos 100 museus de Nova York são de arte, ou seja, você sempre terá exposições novas para ver na cidade, independente do número de vezes que a visite. E isso é incrível!

Continua após a publicidade

Os meus museus de arte favoritos são:

The Frick Collection, com sua coleção de arte europeia clássica e jardim de inverno maravilhosos.

MoMA, que dispensa apresentações, mas que eu gosto particularmente da parte de esculturas e de fotografia.

Whitney Museum, focado em arte americana contemporânea.

Continua após a publicidade

New Museum, que tem sempre instalações inquietantes de artistas contemporâneos também.

Vale a pena comprar um “Pass” para visitar os museus?

Sinceramente, eu nunca usei os passes que incluem várias atrações aqui de Nova York, logo, não tenho como dar uma opinião fechada sobre isso. Mas vou citar o que considero pontos fortes e fracos deles, analisando o que oferecem.

A maior vantagem é pular as filas que, dependendo do dia e da hora, podem ser imensas nos museus. A parte financeira eu acho bem relativa, já que no Museu de História Natural, por exemplo, você paga o quanto quiser para entrar – desde que compre o ingresso diretamente no local, não na internet.

Além disso, quase todos os museus oferecem um dia ou horário em que a entrada é grátis, como eu contei neste post com dicas para aproveitar atrações gratuitas durante uma semana em Nova York. E eu acho bem difícil você conseguir visitar mais de dois museus por dia para fazer valer o “desconto” que os passes prometem.

Continua após a publicidade

E você, o que acha? Qual museu ama ou quer conhecer em Nova York?

Compartilhe com a gente nos comentários 🙂

Publicidade