Aviso: você vai passar por isso ao visitar Belém do Pará

Cinco experiências que você vai ter ao visitar Belém, a capital do Estado do Pará

Égua, pode anotar: Belém do Pará é uma das cidades mais brasileiras do Brasil. Aqui, parece que mistura indígena, negra e portuguesa ocorreu agora há pouco. E acrescenta-se a essa mistura um jeitinho de interior, de ribeirinho, que faz a cultura regional ganhar um ar de Brasil autêntico.

As pessoas puxam assunto com você, começam conversas sobre o cotidiano delas, como se a gente já fosse amigo de longa data, e ainda dão conselhos sem nem precisar pedir. Vão te dar dicas e te levar pela mão. Ou seja, Belém é muito amor. É muito Brasil.

Na capital paraense, você vai viver experiências únicas. Eu selecionei cinco, que vai por mim, valem a viagem:

1. Você vai sentir o jambu tremer

Dona Onete, a diva paraense (até Joelma raynha perde pra ela, ok, mores?) Dona Onete, a diva paraense (até Joelma raynha perde pra ela, ok, mores?)

Dona Onete, a diva paraense (até Joelma raynha perde pra ela, ok, mores?) (Divulgação/)

Seja misturada na cachaça ou no saboroso pato (ou frango, para quem é mochileiro como eu) com tucupi, você vai sentir a mágica do jambu, a folha de cor verde escura e sabor marcante, na sua boca.

O tremor do jambu, como diz Dona Onete, é gostoso demais:

2. Você vai encontrar uma festa muito louca

Tecnobrega nazoreia! Tecnobrega nazoreia!

Tecnobrega nazoreia! (Reprodução/analisedotecnobrega/)

As festas de Belém são um acontecimento que param a cidade. Todo muito vai muito bem vestido e perfumado, e o som tecnobrega domina as aparelhagens – caixas de som gigantescas e poderosíssimas. Os DJs são celebridades. Você vai ouvir falar do Crocodilo.

E depois do Crocodilo, não vai ouvir mais nada, porque vai ficar surdo com o som alto a noite toda. Mas vale a pena. Prepare a sua roupa mais coladinha e se joga.

3. Você vai sentir o verdadeiro sabor do açaí

Barca de açaí: um sacrilégio!!!!11onze Barca de açaí: um sacrilégio!!!!

Barca de açaí: um sacrilégio!!!! (Reprodução/)

Sem querer problematizar, mas já problematizando: açaí de verdade não tem xarope, nem banana, nem açúcar. E também não precisa ser tão congelado. Bom mesmo é sentir o gosto dele, aquele gosto forte, terroso. Acompanhado de, no máximo, tapioca em flocos ou farinha. Hum!

Vou deixar isso daqui só para constar Vou deixar isso daqui só para constar

Vou deixar isso daqui só para constar (Reprodução/)

4. Você vai catar fruta na rua

Há mangueiras por todos os lados, há mangas em tudo que eu vejo Há mangueiras por todos os lados, há mangas em tudo que eu vejo

Há mangueiras por todos os lados, há mangas em tudo que eu vejo (Nao Iizuka/Flickr/creative commons/)

Belém deve ser a cidade com o maior número de mangueiras per capita. A cidade é quente, mas as frondosas mangueiras garantem a sombrinha gostosa – e mangas, muitas mangas. Principalmente no verão, quando as frutas amadurecem.

E não é só isso. Também tem jambo, aquela fruta com cheiro de rosas e gosto sutil. E tem mais um monte de frutinhas, é só olhar para as copas das árvores.

5. Você vai tomar banho de água doce no mar

Outeiro: parece tranquilo, mas aqui o jambu treme também Outeiro: parece tranquilo, mas aqui o jambu treme também

Outeiro: parece tranquilo, mas aqui o jambu treme também (Ludmilla Balduino/)

Aproveite que está em Belém para pegar um busão (ou um barco) e vá para uma das prainhas de água doce nos arredores da cidade. Eu, que queria entender como um verdadeiro belenense frequenta as praias, decidi ir em uma que ninguém recomendou (por ser muito “povão”): a Outeiro.

Em Outeiro, a 30 quilômetros ao norte da cidade, as pessoas escutam música nos carros na areia da praia, comem churrasquinho, bebem muita cerveja e se banham na água escura da Baía de Marajó. A baía é tão larga que quase não se vê o outro lado. Parece mar, mas é água doce.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s