Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Restaurantes escondidinhos de Barcelona que valem a viagem: Bar Cañete

O bar matador está escondidinho numa quebrada do Raval, justamente ao lado do Teatro Liceu, onde os dois maiores patrimônios da MPB se apresentaram

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 15h15 - Publicado em 31 jul 2015, 17h13

Depois do show aqui em Barcelona, no dia 13 de julho, Gil e Caetano foram petiscar e biritar – consta que Cae tomou um uisquinho e Gil pediu uma cachacinha. O lugar escolhido foi o Arola, do chef Sergi Arola, que já viveu dias melhores. Que pena. Se tivessem um ombro amigo por dentro das boas da cidade, poderiam ter curtido um lugar mais gostoso e autêntico. O matador Bar Cañete, afinal de contas, está escondidinho numa quebrada do Raval, justamente ao lado do Teatro Liceu, onde os dois maiores patrimônios da MPB se apresentaram.

Vista geral do bar, totalmente despretensiosoVista geral do bar, totalmente despretensioso
O menuO menu

No pasa nada, Cae. Eu também demorei para descobrir o Cañete, aberto desde 2012 — mesmo já estando pelas Ramblas do planeta, pertinho das torres traçadas por Gaudí, há mais de 15 anos. Instalado numa rua discretíssima do Raval, a Carrer de la Unió, o lugar ainda não entrou para o circuito dos bares celebridades da cidade (ainda que a edição local da Time Out, por exemplo, já o tenha na lista dos melhores). Numa segunda-feira de verão, quando a fila na Cervecería Catalana demandava uma hora e meia de espera, demorei apenas 15 minutos para sentar no Cañete.

O lugar está dividido em duas partes: “barra y mantel”. Mantel, em espanhol, significa toalha de mesa, coisa de restaurante. Barra quer dizer balcão e indica que se trata de um bar (neste caso, de tapas). Só é possível fazer reservas na parte Mantel.

Muitíssimo mais simpática e animada, a parte Barra tem um balcão de 17 metros e apenas cinco mesas com bancos altos, algumas bem espremidinhas (por pouco não tive que rastejar por baixo de outra mesa para chegar até a minha) e outras maiores compartilhadas. O lugar tem um quê de alegria da Andaluzia tanto na decoração (consta uma cabeça de touro empalhada na parede) como no cardápio e no espírito. Renda-se a uma ou outra fritura, uma especialidade andaluza — aqui vale.

A comida é um negócio seriíssimo, preparada com produtos fresquíssimos — o restaurante fica a poucos metros do mercado da Boquería. Croquetes matadores de jamón bellota para começar. Eles vêm à mesa numa mini cestinha de fritadeira, sequinhos, perfeitos, redondinhos. Há uma lista ultra tentadora de tapas tradicionais. Mas, uma vez lá, preferi apostar por invenções da casa. Primeira etapa: atum com abacate e maionese de chipotle, sutilíssimo. Segundo passo: uma panelinha de favas de Santa Pau com lulinhas (uma combinação temperadíssima e intensamente saborosa). Mas o Cañete entrou definitivamente para a minha lista dos lugares essenciais de Barcelona no último pratinho, uma cocotte de rabo de touro desfiado com vinho tinto e purê. Nocaute.

Croquete matadorCroquete matador
A belezinha das favas com lulinhasA belezinha das favas com lulinhas

Se o Cañete fosse um bar mais barato, passaria lá toda semana só para repetir a rabada. Mas, sem muito esforço, a conta passa de € 40 por cabeça. A saída para durangos é o menu de almoço. Com opções bem atraentes (como o ceviche de vieiras com maracujá), custa € 16 por pessoa com dois pratos, sobremesa e uma tacinha de vinho.

Siga @drisetti no Twitter, no Instagram e no Snapchat

Continua após a publicidade

Leia sobre outros restaurantes escondidinhos de Barcelona que valem a viagem:

Els Sortidors de Parlament

La Taqueria

 Suculent

Bun Bo

L’Office

Continua após a publicidade

O restaurante que mudou a minha vida: Mariona

Quimet Quimet

Cata 1.81

El Sortidor

Somorrostro

Publicidade