Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
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Espanha terá trem-bala low cost a partir de 2021

O trem francês Ouigo começará a circular em março, com tarifas até 50% mais baratas que as atuais

Por Adriana Setti
Atualizado em 30 set 2020, 12h34 - Publicado em 30 set 2020, 08h24

A Espanha, assim como a maioria dos países europeus, continua com as fronteiras fechadas para brasileiros. Mas, quando tudo isso passar, haverá uma ótima novidade à espera dos viajantes. A partir de 15 de março de 2021, o trem-bala Ouigo conectará Madri a Barcelona, com paradas em Tarragona e Zaragoza, a preços 50% mais baratos que os atuais. As primeiras 10 mil passagens foram vendidas a apenas €1 em uma promoção relâmpago feita esta semana e a empresa promete mais “surpresas” em breve, que serão anunciadas pelas redes sociais (@ouigo_es).

A chegada do Ouigo, da companhia francesa de transportes ferroviários (SNCF), marca a abertura do mercado espanhol para empresas estrangeiras, que tinha prazo até dezembro de 2020 para acontecer, segundo exigências da União Europeia. Com o fim do monopólio da RENFE (a companhia espanhola), a tendência é que viajar de trem na Espanha fique mais barato (e, talvez, melhor) daqui pra frente. Para que se tenha uma ideia, hoje em dia sai bem mais em conta ir de Barcelona a Madri de avião do que de AVE (o trem de alta velocidade da RENFE).

Inicialmente, o Ouigo terá cinco saídas diárias entre Madri e Barcelona, em ambos os sentidos, com capacidade para 509 pessoas por trem. Mas já está nos planos da companhia francesa o lançamento de rotas para Sevilla e para a região do Mediterrâneo (Valência e Múrcia).

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No mês de junho, anunciei com este post que o lançamento do trem bala low-cost espanhol (AVLO), previsto para abril deste ano, havia sido cancelado devido à pandemia. Naquela ocasião, o ministro do transporte e da mobilidade da Espanha, José Luis Ábalos, declarou: “não vejo como podemos pensar em um serviço low cost a curto prazo”. Era uma notícia para lá de desanimadora, mas que combinava com a total falta de perspectiva para o mundo das viagens naquele momento.

Ainda sem data prevista de lançamento, o AVLO terá que correr atrás do prejuízo quando entrar no mercado, fazendo um upgrade nos serviços prometidos. Enquanto o trem-bala espanhol deverá ter apenas máquinas de vendas de snacks e bebidas, o Ouigo francês terá serviço de bordo e bar. E viva a concorrência!

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