Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

A febre do “vanlife” e os novos jeitos de alugar motorhome sem burocracia

Plataformas surgiram para facilitar a vida de quem quer ter a experiência de acordar à beira de um lago cristalino ou de frente para uma praia dos sonhos

Por Adriana Setti
Atualizado em 28 jul 2021, 12h55 - Publicado em 28 jul 2021, 10h26

A pandemia mudou nosso jeito de viajar e fez com que alguns estilos de turismo explodissem no último ano. Para muita gente, depois de tanto tempo de confinamento, sair por aí com uma casa nas costas é a solução para evitar cruzar com muita gente em hotéis fechados, aviões ou outros meios de transporte coletivos. Só no verão passado do Hemisfério Norte, a plataforma Indie Campers acusou um aumento de 100% em reservas de motorhomes e afins na Europa. E basta checar as milhões de fotos postadas com a hashtag #vanlife no Instagram para se dar conta de que esse estilo de viagem se transformou em uma febre. Surfando nessa onda, estão surgindo plataformas que fazem com que seja mais fácil e barato tomar café na cama à beira de um lago cristalino ou de frente para uma praia dos sonhos.

Até pouco tempo atrás, o aluguel de campervans e afins funcionava como um aluguel de carro. Ou seja, com reserva de veículos de empresas especializadas, hora e lugar pra retirar/devolver, contrato, pagamento de seguro, vistoria etc. Mas, nos últimos tempos, esse setor está vivendo uma “airbnbização”. A plataforma mais conhecida nessa pegada é a Outdoorsy, que funciona exatamente como o Airbnb, permitindo que os proprietários (empresas ou particulares) aluguem seus veículos a outros viajantes quando eles não estão rodando por aí. A única pega é que o esquema, por enquanto, só está disponível em alguns países: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Reino Unido, Espanha, França e Itália.

Outdoorsy
Outdoorsy: o Airbnb das campervans (Outdoorsy/Reprodução)

O próprio Airbnb, aliás, também tem cada vez mais motorhomes e afins para alugar. Para encontrá-los, ao buscar acomodação, vá em “mais filtros” e, depois, selecione “Acomodações únicas” para que um novo menu apareça, com a opção “Trailer”. Aqui, você não só vai encontrar campervans e motorhomes para dirigir por aí, como alguns veículos que simplesmente estão estacionados em algum lugar bacana e não podem se deslocar.

Continua após a publicidade

À primeira vista, pode parecer um pouco contraditório alugar um motorhome para NÃO rodar por aí. Mas eu mesma já me hospedei em um trailer fixo na Austrália e achei uma alternativa interessante de acomodação barata (leia aqui a minha experiência em Byron Bay). Tanto isso faz sentido, que a RVshare já anunciou que vai entrar nesse mercado. Especialista em alugueis de motorhomes, a plataforma vai abrir uma nova ala no site para alugar veículos para gente que não quer rodar. Essa modalidade também pode servir como um test-drive para você ver se REALMENTE consegue lidar com o espaço reduzido e outras limitações que fazem com que nem tudo na vida real dentro de uma Kombi vintage seja tão lindo como na hashtag #vanlife do Instagram.

Leia aqui uma reportagem sobre o aluguel de motorhomes no Brasil.

Outdoorsy
Que tal um test-drive pra você ver se consegue mesmo lidar com a vida real do vanife? (Outdoorsy/Reprodução)

 

Publicidade