Motorhome ganha força nas viagens do pós-pandemia

Liberdade e distanciamento social alavancaram a procura por "casas sobre rodas" no Brasil. Veja os prós, os contras e como alugar veículos aqui e lá fora

Fala-se muito que o turismo da retomada será focado em lugares abertos, em meio à natureza e com menos gente ao redor. Enquanto não houver uma vacina, a tecla do “distanciamento social” será batida à exaustão. Há pessoas que se contentam em alugar uma casa em algum lugar isolado (veja algumas nas proximidades de São Paulo e de Belo Horizonte), outros gostariam de continuar perambulando, mas temem a função de entrar e sair de hotéis e do contato com outros hóspedes.

Uma alternativa para quem não abre mão dos deslocamentos são as viagens de motorhome, campervan e trailer, modalidades ainda pouco difundidas entre nós. Enquanto americanos, australianos e até argentinos mostram-se adeptos da casa sobre rodas há tempos, no Brasil sempre foi um estilo de viagem para poucos. Algumas das razões são a baixa oferta de veículos, estradas ruins, segurança, preço elevado e também algo cultural: o brasileiro ainda associa a ideia de férias com o não fazer nada, o que está longe de ser o caso de quem acampa utilizando um veículo, o dito caravanismo.

Mas a contar pelo que vem acontecendo na Europa, o cenário brasileiro talvez mude um pouco daqui para frente. Na Espanha, uma única locadora de motorhomes, a Yescapa, viu um incremento de 60% nas reservas para julho e agosto em relação ao mesmo período de 2019, como reportou a AFP. 

No Brasil, o interesse pelo caravanismo também aumentou significativamente. Foi o que percebeu a Vandão Motorhomes, uma das empresas de aluguel de veículos recreativos mais tradicionais do país. A locadora viu aumentar as reservas para o segundo semestre em 70% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior razão, claro, é a possibilidade do distanciamento social.

E foi exatamente isso que vivenciou Ana Claudia Crispim, diretora de criação e viajante de carteirinha, que compartilha suas experiências pelo mundo no @rivotrip.oficial, no Instagram. Ano passado, antes do cenário sanitário mudar radicalmente, ela, o marido e o filho de 3 anos percorreram o oeste dos Estados Unidos a bordo de um motorhome, pelos estados da Califórnia, Nevada e Arizona. Foram 15 dias com quase nenhum contato humano. “Eu me retirei do mundo. Não tivemos muita interação com outras pessoas. Foi muita natureza, lugares vazios e uma imensidão para curtir em família”, conta. 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por RIVOTRIP (@rivotrip.oficial) em

Na opinião de Ana, trailers e motorhomes são as opções mais seguras para viajar em tempos de covid-19. E não só pela menor interação com outros turistas: além de não se expor em hotéis, pousadas e nem aeroportos, as casas-móveis estão sob o seu total controle – ou seja, você mesmo supervisiona a limpeza e a segurança do ambiente. 

Mas mesmo antes da pandemia, as viagens a bordo de veículos recreativos já apresentavam vantagens. Confira a seguir algumas dicas e orientações importantes antes de sair alugando um motorhome e, sobretudo, avalie se esse tipo de turismo combina com o seu perfil. 

Veja também

Por que fazer uma viagem de trailer ou motorhome?

Liberdade: uma das principais garantias deste tipo de viagem é que você está no comando. Gostou muito de um lugar e quer ficar mais um dia? Fique. Quer trocar de rota na hora? Sem problemas. Com tudo o que precisa em mãos, as casas-móveis dão muito mais flexibilidade e oportunidade de montar roteiros sob demanda, sem muitas obrigações. É claro que o planejamento é fundamental (especialmente na alta temporada, por conta de vagas nos campings), mas o mais gostoso é ir com calma e descobrir as surpresas ao longo do caminho. 

→ Praticidade: esqueça gastar tempo precioso com check-in, check-out ou o fazer/desfazer malas. Ana Claudia admite que a experiência foi mais confortável do que esperava e assegura que dá para fazer tudo dentro do motorhome, inclusive cozinhar todas as refeições e tomar banho. 

→ Possibilidades de roteiro: com a chance de visitar vários destinos em uma só tacada, essa modalidade de viagem oferece uma infinidade de combinações de itinerário: você pode conhecer um lugar de natureza, cidade ou mesmo um estado diferente a cada dia. 

→ Economia: nem sempre isso é uma regra e pode variar caso a caso. O único jeito é colocar no papel e comparar. No cálculo do motorhome, o básico é levar em consideração o aluguel do veículo, seguro, combustível, campings, alimentação e utensílios como os de cozinha, limpeza, cama e banho, quando não vierem no pacote. Do outro lado, os valores da hospedagem, aluguel de carro ou preço das passagens aéreas, restaurantes e por aí vai. A viagem pelos Estados Unidos de Ana Claudia, por exemplo, foi 25% mais barata do que se tivesse escolhido algo “convencional”, com hotel e aluguel de carro. 

Veja também

Por que NÃO fazer uma viagem de trailer ou motorhome?

Talvez o caravanismo não combine com você se…

  • Férias for sinônimo de ter zero trabalho. O motorhome é o oposto disso: apesar de ser uma viagem tranquila, ela exige os mesmos cuidados que você tem na sua casa, principalmente com limpeza e alimentação. Se você é o tipo de pessoa que quer ser servido – café da manhã pronto, serviço de quarto, cama arrumada –, é melhor considerar um hotel. 
  • Rapidez e velocidade forem aspectos importantes. Esqueça andar na estrada a muitos quilômetros por hora: o motorhome é um veículo pesado e, portanto, mais lento – além de ter, em estradas de diferentes países, um limite menor do que os carros de passeio. Sem contar que este estilo de viagem é para ser naturalmente mais calmo, contemplativo e sem pressa. 
  • A sua viagem incluir cidades grandes. O motorhome e outros veículos da categoria não combinam com o trânsito e o frenesi das metrópoles e pode ser complicado arranjar vagas para estacionar ou até mesmo dirigir por ruas mais estreitas. O resultado é estresse. Se você realmente faz questão de incluir estes destinos no seu roteiro, considere usar o transporte público ou até mesmo alugar um carro de passeio. 
Veja também

O que você precisa saber antes de alugar um motorhome

  • Para dirigir veículos de até seis toneladas (vans, trailers, kombis e campervans se encaixam nesse requisito), o condutor precisa ter a carteira de habilitação “B”, a mesma dos carros de passeio. Mas fique atento: algumas locadoras também exigem que o motorista tenha pelo menos cinco anos de habilitação.
  • Planejamento é essencial. Por mais livre e espontânea que a viagem possa ser, é muito importante ter uma boa ideia da sua rota para conseguir mapear os postos de gasolina, campings e restaurantes do caminho. O Google Maps e o Waze cumprem o papel de encontrar os lugares para abastecer e se alimentar. Já para achar os campings, alguns aplicativos facilitam o serviço – e além da localização, dão detalhes da estrutura de cada local e reúnem comentários de outros visitantes (confira alguns sites e aplicativos mais abaixo).
  • Na hora de eleger uma base, alguns elementos não podem faltar. Segundo Ana Claudia, um camping precisa de três itens indispensáveis: energia elétrica para recarregar o motorhome e não gastar a bateria do veículo; sistema para descartar esgoto e reabastecer o tanque de água (é recomendado fazer esse processo a cada 2 dias) e um banheiro com chuveiro, para conseguir tomar um banho mais decente sem gastar a água do veículo. Outros recursos bastante úteis são lavanderia e loja de conveniência. 
Veja também
  • Se for viajar na alta temporada, planeje ainda mais. A tendência é que os campings estejam mais cheios e você pode não achar lugar se chegar de última hora. Por isso, procure agendar os mais disputados com certa antecedência. Já na baixa temporada, é bem mais fácil encontrar vaga na hora. 
  • Ao alugar um veículo, sempre escolha o seguro total. Qualquer dano, por menor que seja, pode resultar em uma cobrança extra por parte da locadora. E não é qualquer oficina que estará apta a reparar um veículo desse porte.
  • Pesquise sobre os equipamentos que estão inclusos no aluguel do veículo. Em alguns casos, utensílios domésticos e roupa de cama fazem parte do pacote das locadoras, mas o comum é que sejam cobrados à parte. Avalie se o melhor é alugar ou adquirir esses apetrechos – na opção de compra, pelo menos, os itens ficam com você depois da viagem.  
  • Se a sua viagem de motorhome for no exterior, na hora de alugar o veículo dê preferência à empresas no Brasil que representam as locadoras estrangeiras. O atendimento é feito em português, você pode achar preços menores e ainda terá o respaldo da lei brasileira caso aconteça algum problema. Algumas opções são a Motorhome Trips, a Motorhome California, a Mobility e a CVC
  • Outra dica para viagens no exterior é: reserve um dia após sua chegada no país para pegar o veículo. Muitas locadoras estrangeiras só permitem a retirada do veículo 24 horas depois do seu voo. 

O Brasil é um bom lugar para viajar de motorhome?

Estradas cênicas e roteiros perfeitos para uma road trip não faltam no Brasil. Mas quando falamos de viajar de motorhome, trailer ou campervan pelo país, existem dois grandes poréns: a falta de estrutura e segurança. 

Antes de tudo, é uma questão cultural. A realidade brasileira é diferente dos Estados Unidos e da Europa, onde a tradição do acampamento é muito mais forte e existe uma grande rede de apoio aos campistas. 

A simplicidade de viajar de motorhome pelos Estados Unidos é um ponto que Ana Claudia ressalta. “É ridículo de fácil se você tiver um planejamento mínimo”, ela conta. Na opinião da viajante, a infraestrutura pelas estradas americanas é um aspecto que facilita longos deslocamentos – qualidade que ainda é muito precária no nosso país. “A estrutura brasileira ainda é muito tímida. Eu amaria que tivesse segurança e estrutura, só viajaria de motorhome”.  

Isso não significa que não haja condições de fazer uma viagem neste estilo por aqui. Só quer dizer que é preciso ter mais planejamento e escolher com atenção a sua rota e os pontos de parada. Nos sites e apps do MaCamp e Camped, é possível visualizar campings por todo o Brasil, saber os detalhes da estrutura de cada um e ler avaliações e dicas de outros usuários. Segundo o guia do MaCamp, existem mais de mil opções de campings e pontos de apoio para “veículos recreativos” nas cinco regiões do país, em especial o litoral do Nordeste, Sudeste e Sul. 

Entre os estados mais receptivos com quem viaja de motorhome e trailer, Santa Catarina se destaca. O trecho litorâneo entre Bombinhas e Imbituba é uma boa opção de roteiro para este tipo de viagem, com campings com boa infraestrutura, como o Caminho do Rei e RV Park Canasvieiras (Florianópolis), o Paraíso Tropical (Bombinhas) e o Lagoamar (Garopaba).

No Nordeste, o percurso pelo litoral da Bahia reserva praias incríveis e consegue receber veículos grandes, graças a alguns pontos de apoio bem estruturados, como o Mundaí Praia Camping, o Camping Mucugê Arraial d’AjudaCamping da Iraci e o Mar e Sol, listados no MaCamp. Na Chapada da Diamantina, destaque para o Camping Mucugê.

Outra questão importante é a segurança. Viajar de motorhome é ter tudo o que precisa ao alcance, o que não traz só vantagens: todos os seus pertences ficam em um só lugar, o que vira um prato cheio para roubos. Por isso é preciso atenção redobrada na hora de estacionar. 

Aplicativos e sites para localizar campings

No Brasil:

  • MaCamp (site, iOS e Android) – o site possui uma busca chamada “Ponto de apoio para RV’s”, que traz lugares no Brasil preparados para receber motorhomes e similares.
  • Camped (site, iOS e Android) – o site também permite filtrar a buscar por campings aptos a receber veículos grandes.
  • Viva Sobre Rodas (site, iOS e Android) – inclui campings em outros países da América do Sul

Nos Estados Unidos:

Na Europa: 

Empresas para alugar uma casa móvel

No Brasil: 

Vandão Motorhomes

Pioneira no aluguel de casas-móveis no Brasil, a tradicional empresa tem uma frota com seis tipos de motorhomes, de diferentes modelos e tamanhos – e com capacidade máxima de 6 pessoas. Antes da retirada, clientes recebem aula explicativa sobre o carro e têm assistência por telefone durante a viagem. Além do território nacional, é permitido viajar pela Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai (com cobertura total de seguro nesses países). O preço da diária gira em torno de R$ 600 a R$ 900, a depender do modelo e da duração da viagem: quanto mais dias, mais barato – sendo 3 dias de aluguel o mínimo exigido. A locadora fica em Salto (SP), a vinte minutos do aeroporto de Viracopos. Mais informações no site da empresa

Pura Vida

A empresa aluga motorhomes e trailers, com capacidade de 2 a 8 passageiros, e até oferece um pacote com o motorista incluso. Pets também podem fazer parte da viagem, mediante aprovação prévia e pagamento de uma taxa. Por um valor adicional, os veículos também podem ser usados no Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. A retirada e a devolução acontecem em Curitiba ou Guarapuava, no Paraná. Diárias começam em R$ 260. Veja mais no site da empresa

Rody Trailer

Com foco na fabricação e venda de trailers e motorhomes, a Rody também trabalha com a locação dos veículos – especialmente para quem pretende ser dono de um no futuro e quer antes fazer um teste. São vários modelos disponíveis, de diferentes tamanhos e com capacidade para até 9 pessoas. A empresa está localizada em Itu, São Paulo. Saiba mais no site da Rody

No exterior (agências no Brasil):

⇒ MotorHome Trips

Com mais de 300 modelos de motorhome, a Motorhome Trips é uma agência de viagem especializada nesse tipo de viagem e tem opções para mais de 50 países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Chile, Nova Zelândia, África do Sul e Japão. Veja aqui os roteiros disponíveis

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Motorhome Trips (@motorhome_trips) em

Motorhome Califórnia

Especialistas em viagens de motorhome pelos Estados Unidos e Canadá, a Motorhome California intermedeia a reserva dos veículos e ajuda a montar o roteiro. Mais informações no site

CVC

Novidade para 2021, 27 roteiros de motorhome pelos Estados Unidos e 5 no Canadá já começaram a ser vendidos pela agência. Veja mais no site da CVC

Mobility

A Mobility é uma plataforma de comparação de preços das locadoras de veículo, entre eles motorhomes. O site traz uma relação de empresas nos Estados Unidos, Canadá e 15 países da Europa. Saiba mais no site

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s