Continua após publicidade

Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em pontos turísticos

Vôlei de praia aos pés da Torre Eiffel, hipismo no Palácio de Versailles. No quesito locação das competições, a França já é ouro

Por Bárbara Ligero
6 Maio 2024, 12h00

Vôlei de praia aos pés da Torre Eiffel. Basquete na Place de la Concorde. Tiro com arco no Hôtel des Invalides. Hipismo no Palácio de VersaillesParis terá alguns de seus principais pontos turísticos como pano de fundo dos próximos Jogos Olímpicos, de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.

Alinhada com a agenda ambiental que o governo da França está comprometido a cumprir, a capital parisiense pretende fazer da sustentabilidade a palavra-chave das próximas Olimpíadas. A ideia é aproveitar ao máximo o que a cidade já tem para evitar a construção de estruturas que possam se tornar “elefantes brancos”, como é o caso do Parque Olímpico na Barra da Tijuca, abandonado desde o Rio-2016.

Ao mesmo tempo, existe uma preocupação grande com a mobilidade. O objetivo é que os espectadores possam chegar a qualquer um dos eventos usando transportes sustentáveis – algo bastante desejável no país que promete o fim dos carros à gasolina e à diesel até 2040.

Só a região em torno da Torre Eiffel, que inclusive foi pintada de dourado para os Jogos Olímpicos, deve receber a maratona, a marcha atlética, o triatlo e o vôlei de praia, cuja quadra será montada provisoriamente no Champ de Mars, aquele gramadão logo atrás do monumento.

Continua após a publicidade
Vôlei de praia aos pés da Torre Eiffel nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024
A quadra do vôlei de praia será montada provisoriamente no Champ de Mars, bem aos pés da Torre Eiffel (Paris 2024/Divulgação)

Caminhando por cerca de dois quilômetros, o turista já chega ao Hôtel des Invalides, onde estarão rolando as competições de tiro com arco.

O plano é que as provas de natação em água aberta sejam realizadas no Rio Sena, logo em frente, mas a qualidade da água foi reprovada nos últimos testes.

Continua após a publicidade
Tiro com arco no Hôtel des Invalides nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024
Tiro com arco no Hôtel des Invalides, necrópole e sede de museus militares (Paris 2024/Divulgação)

Em uma das pontas da avenida Champs-Élysées, o Grand Palais sediará as disputas de esgrima e taekwondo. De lá, são só dez minutos de caminhada até a Place de La Concorde, que será temporariamente transformada em uma arena para basquete 3×3, skate, bmx freestyle e breakdance, nova modalidade olímpica que estreará no Paris-2024.

Place de La Concorde, Paris, França
Place de La Concorde será palco para diferentes modalidades (Paris 2024/Divulgação)

As demais locações ficam fora do centro, é verdade, mas são praticamente todas estruturas já existentes e próximas de estações de metrô. O estádio histórico Parque dos Príncipes abrigará as partidas de futebol. O tênis, é claro, acontecerá em Roland Garros, onde também haverá lutas de boxe. 

Tênis em Roland Garros durante as Olimpíadas de Paris em 2024
Além do tênis, Roland Garros também sediará as lutas de boxe (Paris 2024/Divulgação)

As provas de hipismo, um pouco mais distantes, terão como cenário nada menos que o Palácio de Versailles.

Continua após a publicidade
Provas de hipismo no Palácio de Versalhes durante os Jogos Olímpicos de Paris em 2024
Os jardins do Palácio de Versailles receberão as competições de hipismo (Paris 2024/Divulgação)

Outras modalidades esportivas terão disputas fora de Paris, como é o caso da vela, que acontecerá na litorânea Marselha, e do surfe, que terá como palco o Taiti, maior ilha da Polinésia Francesa.

Ainda assim, as próximas Olimpíadas já estão sendo consideradas inovadoras. A última edição realizada em uma grande cidade europeia foi a de Londres em 2012, quando apenas duas modalidades tiveram provas na zona turística da cidade: o triatlo e a maratona aquática, ambos no Hyde Park. No Rio de Janeiro, em 2016, a única atração utilizada durante as competições foi a Praia de Copacabana, que recebeu o vôlei de praia.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Paris

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade