Imagem Blog Comer & Beber em São Paulo Um prato feito com as novidades e os clássicos da gastronomia paulistana. Para quem está de passagem ou moradores de uma vida. É só se servir! Por Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO.
Continua após publicidade

Roteiro das melhores cafeterias de São Paulo

Confira uma seleção de casas que servem bebida de excelência, do coado ao expresso

Por Iracy Paulina / Edição: Arnaldo Lorençato
Atualizado em 19 ago 2024, 12h51 - Publicado em 6 Maio 2024, 15h00
Coffee Lab, São Paulo, Brasil
Sofás e poltronas compõem o ambiente aconchegante do Coffee Lab (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

Um cafezinho vai bem em qualquer hora do dia. Não à toa, de acordo com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o brasileiro ocupa o posto de segundo maior consumidor da bebida no mundo! O país perde só para os Estados Unidos. 

Saborear uma xícara quentinha, deliciosa e aromática vira uma experiência ainda mais especial em cafeterias de excelência, que trabalham com grãos selecionados e várias formas de extração da bebida. 

Em São Paulo, essa experiência é ofertada por um time exclusivo das cafeterias mais bem avaliadas pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER. O grupo é composto por 15 estabelecimentos: Baobá Café, Café Zinn, Coffee Lab, Dois Trópicos, Fora da Lei Café, IL Barista Cafés Especiais, J. Café, KOF — King of the Fork, Pato Rei, Perseu Coffee House, Santo Grão, Sensory Coffee Roasters, Sofá Café, Takkø Café e Um Coffee Co.

Para os que também gostam de caprichar no preparo da bebida em casa, tem um bônus: a loja Café Store

Confira e saboreie cada gole!

Baobá Café

Avenida Paulista, 807, box 58 – Bela Vista – (11) 2362-7292; Shopping Pátio Higienópolis – Higienópolis – Não tem telefone – Instagram: @fazendabaoba

Continua após a publicidade

Com matriz em uma galeria na Avenida Paulista e filial no shopping Pátio Higienópolis, a cafeteria serve grãos de marca própria produzidos em São Sebastião da Grama (SP). O expresso é extraído do café Baobá clássico, que é encorpado, com crema fina e acidez intensa.

Baobá Café, São Paulo, Brasil
Uma das unidades do Baobá Café fica dentro do Shopping Higienópolis (Ginza Studio/Divulgação)

Café Zinn 

Rua Haddock Lobo, 1574 – Jardim Paulista – (11) 93249-1268; Shopping Iguatemi – Jardim Paulistano – (11) 91707-3638 – Instagram: @ocafezinn

As duas unidades são abastecidas pelos grãos especiais colhidos na Fazenda União, em São José da Barra (MG), da família da empresária mineira Daniela Coelho, dona da cafeteria. Uma das opções do cardápio é o expresso do blend respiro, de corpo médio, crema fina e leve acidez. Na versão coado na V60, o blend magia apresenta notas sensoriais de caju e caramelo e acidez marcante.

CAFÉ ZINN, São Paulo, Brasil
O Café Zinn ocupa uma casa antiga na Haddock Lobo (Bruno Geraldo/Divulgação)

Coffee Lab

Rua Fradique Coutinho, 1340 – Vila Madalena – (11) 3375-7400 – Instagram: @coffeelab_br

Comandada pela barista Isabela Raposeiras, a cafeteria coleciona nove títulos de campeã pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, e ficou em terceiro lugar na edição mais recente, de 2023. Fãs do coado podem saborear a bebida extraída pelo método kalita, com café cultivado no Espírito Santo. Um dos rituais propostos pelo cardápio é o 30 ml x 60 ml, que permite ao cliente comparar os dois e descobrir por que o curto é mais doce. Para quem prefere a bebida com leite, o cappuccino é uma delícia. 

Continua após a publicidade
Coffee Lab, São Paulo, Brasil
Na Vila Madalena, o Cofee Lab tem climinha de laboratório (Renato Parada/Veja SP)

Dois Trópicos

Rua Mateus Grou, 589 – Pinheiros – (11) 98432-8495 – Instagram: @doistropicos

Fica no quintal dos fundos de um combinado de loja de arte brasileira e estúdio de ioga. Usa grãos cultivados com métodos orgânicos e agroflorestais, com torra comandada pela Café por Elas, empresa gerida por mulheres. Serve café coado na clever ou na prensa francesa. 

Dois Tropicos, São Paulo, Brasil
Dois Trópicos: café coado no Clever (//Divulgação)

Fora da Lei Café

Rua Cubatão, 131 – Paraíso – (11) 2985-6777 – Instagram: @foradalei_cafe

Aposta em métodos de preparo pouco comuns por aqui, como o japonês origami, de extração rápida que exalta a sutileza do café. De torra clara, o blend froide resulta em um ótimo expresso, encorpado e de crema perfeita. 

Fora da Lei Café, São Paulo, Brasil
Expressos do Fora da Lei (Clayton Vieira/Veja SP)

IL Barista Cafés Especiais

Rua do Consórcio, 191 – Vila Nova Conceição – (11) 2538-1155 –  E mais três endereços – Instagram: @ilbaristacafes

Continua após a publicidade

A rede comandada pela expert em café Gelma Franco é um misto de cafeteria, torrefação e escola. Bem tirado, o expresso pode ser feito com o grão rock – sim, a barista adota gêneros musicais para batizar os grãos –, que tem corpo médio e acidez equilibrada. Coado na V60, o jazz, da região da Mogiana, traz aromas florais, baixa acidez e leve doçura. 

Il Barista, São Paulo, Brasil
No Il Barista também acontecem cursos e palestras sobre café (Leo Martins/Veja SP)

J.Café

Rua Guaipá, 186 – Vila Leopoldina – (11) 91118-0025 – Instagram: @jcafesp

Segundo colocado na categoria de comidinhas da seção Bom e Barato do guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023, a cafeteria é um bom lugar para descobrir as nuances entre as bebidas extraídas por diferentes métodos ou entre uma variedade de café e outra. Basta escolher um dos rituais do cardápio. Na opção 1, o cliente prova o mesmo grão preparado na V60, na aeropress e na máquina de expresso. Na 2, pode experimentar três variedades de grãos feitos na V60. O catálogo tem pequenas variações de mês para mês, mas sempre oferece, em média, doze tipos de cafés, como o catiguá, da região de Alta Mogiana (MG), de doçura marcante de mel e melaço.

J. Café, São Paulo, Brasil
No J. Café, os grãos ficam guardados em tubos na parede (à esquerda na foto) (Clayton Vieira/Veja SP)

KOF – King of the Fork

Rua Artur de Azevedo, 1317 – Pinheiros – Não tem telefone; Rua Cunha Gago, 635 – Pinheiros – Não tem telefone – Instagram: @kingofthefork

Oferece uma boa e enxuta seleção de cafés em um ambiente descontraído. De tempos em tempos há novos lotes de grãos, que podem ser comprados em pacotes de 250 gramas por quem deseja fazer em casa. Para consumir no local, o expresso pode ser feito com o catuaí vermelho da Fazenda Araújo, em Manhuaçu (MG). Outra pedida é o latte gelado, feito com expresso e leite (de vaca ou de aveia). 

Continua após a publicidade
KOF - King of the Fork, São Paulo, Brasil
O King of the Fork, em Pinheiros, também vende produtos de ciclismo (Fernando Moraes/Veja SP)

Pato Rei

Rua Ferreira de Araújo, 353 – Pinheiros – (11) 3816-7979; Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1127 – Cidade Monções – (11) 2528-4254 – Instagram: @patoreisp

Com seleção de grãos que foge do óbvio e toque asiático, a cafeteria, do casal Tiago de Mello e Larissa Taketa  mais o sócio Otávio Albuquerque, conquistou o segundo lugar entre as melhores no guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023. Em média, há oito lotes diferentes disponíveis na unidade de Pinheiros. Entre as variações de expresso, vale experimentar o super saya deuso, feito com café gesha (um grão raro de origem etíope), produzido pela Família Nunes, em Patrocínio (MG). Os coados também saem bem.

Pato Rei, São Paulo, Brasil
Cold brews, com e sem leite, do Pato Rei (Clayton Vieira/Veja SP)

Perseu Coffee House

Alameda Santos, 2159 (Edifício Santos Augusta) – Cerqueira César – (11) 3081-3003 – Instagram: @perseucoffeehouse

Com área aberta nos fundos e ambiente classudo projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, a cafeteria serve coados em V60, como o cratera, e expresso extraído do blend da casa. Entre as bebidas geladas, uma das opções é o expresso com tônica, laranja e gelo.  

Perseu Coffee House, São Paulo, Brasil
Perseu Coffee: salão projetado por Isay Weinfeld e jardim aos fundos (Clayton Vieira/Veja SP)

Santo Grão

Rua Oscar Freire, 413 – Jardim Paulista – (11) 3062-9294 – E mais cinco endereços – Instagram: @santograo

Continua após a publicidade

A boa seleção de cafés especiais atrai a clientela cativa da rede, sempre com novidades, como o microlote diamante, produzido pela fazenda Quinta Três Rios, de Piatã, município da Chapada Diamantina, Bahia. O cliente pode levar para casa essa e outras variedades em grãos ou moído. E também provar na loja, em expressos bem tirados ou feitos em outros métodos, como o chemex, que promete deixar o café mais aromático.

Santo Grão, São Paulo, Brasil
O Santo Grão tem endereços espalhados pela capital paulista (Fernando Moraes/Veja SP)

Sensory Coffee Roasters

Rua Simão Álvares, 781 – Pinheiros – (11) 3819-6286 / (11) 97615-6906; Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1094 – Cerqueira César – Instagram: @sensorycoffeeroasters

Na seleção de cafés especiais da cafeteria pode aparecer o chocolate, da variedade mundo novo da Fazenda Califórnia, em Jacarezinho (PR), que resulta em um expresso encorpado. O grão capim-limão, da variedade catuaí vermelho, produzido em Bueno Brandão (MG), faz bom coado na V60. Além dessas opções, vale experimentar a bebida campeã de pedidos na casa: o iced fresh coffee, mistura de expresso com sucos de laranja e limão-siciliano. 

Sensory Coffee Roasters, São Paulo, Brasil
Em Pinheiros, o Sensory Coffee Roasters ocupa um sobrado de tijolinhos (//Veja SP)

Sofá Café

Rua Henrique Monteiro, 214 – Pinheiros – (11) 2645-7913 – Mais dois endereços – Instagram: @sofacafesp

A cafeteria, que também faz torrefação, mantém um projeto de cursos de baristas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Fazedores de Café. O item campeão do cardápio é o expresso, mas também há coados em métodos como a french press. 

Sofá Café, São Paulo, Brasil
Método coado no Sofá Café (Mario Rodrigues/Veja SP)

Takkø Café

Rua Major Sertório, 553 – Vila Buarque – (11) 2889-8250 – Instagram: @takkocafesp

Com ambiente moderninho, a cafeteria oferece uma seleção enxuta de grãos e métodos para uma clientela jovem e descolada. Faz sucesso o cappuccino tradicional com expresso e leite vaporizado. Também oferece expresso com crema fina e acidez intensa e bons coados na V60, com grãos de Minas Gerais ou do Espírito Santo. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Takkø Café (@takkocafesp)

Um Coffee Co.

Rua Júlio Conceição, 553 – Bom Retiro – (11) 3229-3988 – Mais três endereços – Instagram: @umcoffeeco

Campeã da categoria pelo VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023 (e em outras três edições do guia), a cafeteria da família Um cuida de todas as etapas para oferecer uma bebida de excelência. A produção dos grãos fica a cargo de Stefano, o patriarca, em fazendas do sul de Minas Gerais e no interior do Espírito Santo. As lojas são comandadas pelos filhos, os baristas premiados internacionalmente Boram e Garam. A equipe treinada por eles prepara um expresso primoroso com o grão paraíso, que tem doçura acentuada e notas de limão e melaço de cana. Entre os coados, a variedade vale da lua pode ser preparada no filtro origami e rende uma bebida delicada com notas florais e cítricas.

Um Coffee Co., São Paulo, Brasil
Um Coffee Co.: café sendo coado no filtro Kalita (Ligia Skowronski/Veja SP)

Bônus: Café Store

Rua Barão de Tatuí, 387 – Santa Cecília – (11) 2384-0521 / (11) 95323-2233 – Instagram: @cafe_store

A loja oferece tudo que é necessário para fazer em casa um delicioso café. De uma seleção bem variada de grãos (aromatizados, certificados, orgânicos, premiados, microlotes) a equipamentos e utensílios para o preparo da bebida. Também é possível tirar dúvidas com especialistas e participar de degustações. 

Café Store, São Paulo, Brasil
Marcos (à esquerda) e Caio, sócios da Café Store (Alexandre Battibugli/Veja SP)

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade