Guia de São Francisco Xavier

O tempo passa devagar no pacato distrito de São José dos Campos, onde os dias consistem em fazer refeições longas, passear no centro ou encarar uma trilha

Quando ir

O ano todo: São Xico está mais para uma escapada de fim de semana que para um destino de inverno. No meio do ano, as temperaturas baixas dão aquele charme. No verão, o banho de cachoeira fica mais convidativo.

SÃO XICO

1

Como chegar

De São Paulo, siga pela BR-116 ou pelo sistema SP-70 até São José dos Campos. O GPS vai mandá-lo para a SP-50, que liga São José a Monteiro Lobato. De lá, são 20km de pista simples com trechos sinuosos. 

SÃO XICO

2

Como circular

O carro é o meio mais viável. Embora as lojas e restaurantes fiquem no centro, as hospedagens se espalham principalmente no Vale de Santa Bárbara e na estrada para Joanópolis.

SÃO XICO

3

Hospedagens

Público cativo em São Xico, os casais encontram pousadas românticas com lareira, ofurô e vista panorâmica. A maioria das hospedagens está longe do centro e tem acesso por estrada da terra.

SÃO XICO

4

Trilhas e cachoeiras

Iniciantes podem caminhar três horas e conhecer a Toca do Muriqui. Para os mais experientes, a subida até a Pedra da Onça leva cinco horas, enquanto a trilha até Monte Verde dura oito, percorrendo riachos e bosques.

SÃO XICO

5

Aquaride

Nessa atividade, você deita em um bote individual, de barriga para baixo, e segue a correnteza do Rio do Peixe, com corredeiras ideais para a prática do esporte. 

SÃO XICO

6

Relax

Muitas pousadas e spas oferecem tratamentos relaxantes em meio à natureza. No cardápio estão banhos de imersão com ervas e flores frescas, massagens, reflexologia e reiki. 

SÃO XICO

7

Centrinho

A Rua 15 de Novembro concentra os restaurantes, lojinhas, armazéns de produtos da roça e ateliês da cidade.

SÃO XICO

8

SÃO XICO

Veja um guia completo de São Francisco Xavier