A capital da Puglia se destaca pelo centro antigo, recheado de ruelas e praças charmosas, como a Piazza Ferrarese e a Piazza del Mercantilli. Além disso, vale conhecer as construções medievais e as belas praias de águas azuis.
Cercada por muralhas bizantinas e aos pés do Castelo Aragonês, a cidade está banhada pelo Mar Adriático muito azul e manso. Porta de entrada para o restante da península, ela foi fundada pelos gregos e abriga um conjunto de edifícios históricos e ruas de pedra.
A 50 km de Otranto, Lecce é considerada a Florença do Sul. A fachada da Basílica di Santa Croce, construída em 1695, é surpreendente: uma explosão de dragões, leões, cavalos e flores.
A cidade possui um conjunto de belas praias, vilas do século 19 e formações rochosas. São aproximadamente 30 grutas marinhas que podem ser visitadas após um passeio de barco - a Grotta Porcinara é a mais famosa delas.
Situada no topo de um morro e cercada por vinhedos, é a cidade mais bucólica da Puglia, com casas medievais pintadas de branco. Confira o mirante da Villa Comunale, o Palazzo Morelli e os afrescos da Chiesa di San Nicolà.
A 35 km de Bari, a cidade tem a sua parte antiga contruída sobre um rochedo com as casas viradas para o mar. A praia principal, de pedrinhas e água muito transparente, é muito disputada nos meses de verão.
A cidade abriga a maior concentração de trulli casinhas construídas no período medieval, em um inusitado formato de cone. É um charme só, o que lhe rendeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco.
Porta de entrada para comerciantes durante a Idade Média, Brindisi guarda edifícios construídos no estilo românico. A igreja de São João ao Sepulcro, do século 11, e a igreja de Santa Lúicia, do século 12, são os principais.