Localizada na Freguesia de Santana,
a lagoa na verdade é uma piscina natural cheia de cardumes. Pegue o snorkel, a nadadeira e divirta-se.
Pode não ser tão cultuada como a Lagoa Azul, mas faz páreo em matéria de beleza. A água verde e rasa favorece a observação de peixinhos.
Presença constante em listas das melhores praias brasileiras, tem faixa de areia branca e mar azul-esverderado pouco profundo – mas violento em algumas partes.
Separada por dois rios, a praia tem areia batida e ondas moderadas, mas é famosa principalmente por causa do presídio que abrigou Graciliano Ramos.
Fenômeno raro da natureza, trata-se de uma praia oceânica com águas calminhas. Nadar no mar tranquilo em meio a mata é reconfortante.
Um coqueiro deitado é a marca registrada desta praia que está em área de proteção ambiental, com águas transparentes e mar agitado.
Um lugar ótimo para contemplação. Devido à mansidão de suas águas
verdes e muita mata ao redor, é muito procurada por iates e lanchas.
A trilha tem alguns trechos íngremes
e escorregadios, mas o banho em
sua gostosa piscina natural
é recompensador.
Quem se atrever a subir o Papagaio para ter a sensacional vista 360º da ilha deve ter ciência que sofrerá um bocado. É imprescindível ter um guia.
Os mais procurados são os roteiros de Volta Inteira e Meia Volta à ilha. O primeiro navega por praias de mar aberto e, o segundo, por praias voltadas para o continente e lagoas.