A capital paraibana é uma das mais antigas do país, de 1585. A ocupação da orla é mais atual, com prédios à beira mar. A cidade é bem aproveitada pelos madrugadores: o sol nasce às 5h e se põe às 17h.
Faz calor o ano todo. Entre março e agosto, época das chuvas, as águas ficam mais turvas. Uma semana antes do Carnaval, acontece a Folia de Rua: o "aquecimento" para carnavais maiores.
É fácil se deslocar na cidade. A orla e o Centro Histórico são ligados pela Avenida Epitácio Pessoa. Para as praias mais distantes, como Tambaba e Coqueirinho, pegue a PB-008, asfaltada até Tambaba.
O centro merece um dia de passeio: o Palácio da Redenção, de 1586, é sede do governo estadual. O Mosteiro de São Bento, de 1600, também é boa pedida. Já o Theatro Santa Roza, de 1889, pode ser visitado.
A principal atração histórica da cidade guarda um claustro, a Igreja de São Francisco, com um dos púlpitos mais lindos do mundo segundo a Unesco, a capela da Ordem Terceira de São Francisco e dois museus.
A Praia do Seixas tem piscinas naturais. Na Praia de Penha fica o Santuário Nossa Senhora da Penha. A praia de Cabo Branco, com um calçadão cheio de barracas, é contígua a Tambaú, a mais famosa entre as praias urbanas da capital.
Na região metropolitana, Cabedelo tem seu próprio litoral. Intermares tem trechos de calçadão e restinga. A Ponta de Campina é ideal para kitesurfe. A Praia do Poço é agitada e tem uma escola de vela. Já Areia Dourada tem mar calmo, dunas e areia avermelhada.
O passeio para o Litoral Sul vai rumo à cidade de Conde, passando pelas praias de Barra do Gramame, Amor, Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba. Já o passeio rumo ao Litoral Norte segue apara praias urbanas ou para Cabedelo.
O Aeroporto Presidente Castro Pinto fica a 14 km do centro de João Pessoa e a 25 km da orla. A rodoviária fica perto do centro e, logo em frente, há um terminal de ônibus urbano com linhas para toda a cidade. Para quem viaja de carro, use a BR-101.