As chuvas se concentram no verão, que corresponde à alta temporada. No inverno, pode esfriar bastante. Nos finais de semana de agosto, o festival Jazz na Ilha anima o pedaço.
Há duas vilas principais e, como é difícil se deslocar entre elas, é preciso eleger uma como base. Nova Brasília tem a maioria das pousadas e atrações históricas. Já Encantadas atrai surfistas e abriga uma bela gruta.
A partir de Curitiba, pela BR-277, chega-se a Pontal do Sul, um distrito de Paranaguá, onde barcos fazem a travessia em meia hora. Atente-se para desembarcar no trapiche da vila da sua hospedagem.
Caminhar ou pedalar é o jeito tradicional de chegar às praias e atrações - as trilhas são sinalizadas e seguras. Para transitar entre as vilas, há os chamados táxi-barcos, que saem a cada hora.
Aqui ficam as atrações históricas e praias como a do Limoeiro, próxima ao istmo que divide as duas partes da ilha, a Praia de Fora, boa para surfe, a Praia Grande, que está a 25 min a pé da vila.
A dez minutos do trapiche de Nova Brasília, no canto direito da Praia do Farol, essa construção de 1872 fica no alto de um morro, de onde se vê todas as praias da Ilha do Mel.
Acessada por trilhas ou de barco, essa é a orla mais extensa da vila, que abriga a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1767, e que pode ser visitada gratuitamente.
O principal cartão-postal da vila fica na Praia de Fora das Encantadas: é a Gruta das Encantadas, uma fenda que rende boas fotos e uma vista interessante da paisagem externa e de sua pequena orla.
Essa praia deserta é quase intocada e tem ondas fortes o ano todo. No meio da trilha até ela está o Morro do Sabão, mirante de onde se vê a Praia de Fora das Encantadas e o Farol das Conchas.
Barqueiros locais levam os visitantes para conhecer a baía onde os golfinhos (chamados também de botos) aparecem com frequência - algumas pousadas até possuem sua própria embarcação.
Embora a maioria dos endereços aceitem cartão e PIX, traga dinheiro em espécie, pois não há bancos ou caixas eletrônicos. Também vale reforçar a carga de remédios: não há farmácias na Ilha do Mel.