Descubra a seguir lugares no Hemisfério Norte onde ocorre o fall foliage, fenômeno anual em que as folhas das árvores ganham tons de amarelo e vermelho surreais.
Os americanos são grandes fãs do fall foliage. O nordeste do país é o núcleo do fenômeno - principalmente nos estados da Nova Inglaterra (Vermont, Connecticut e New Hampshire) e Nova York.
Na cidade de Nova York, o icônico Central Park fica repleto de folhas coloridas. Outra opção é o Brooklyn Botanical Garden, com árvores de mais de 6 metros de altura e folhas vermelhas e roxas.
Ao norte do estado de Nova York está as Catskills, região montanhosa que reúne várias estradas cênicas, árvores, cachoeiras e cidades históricas que promovem festivais de outono.
No outono, a cidade de Stowe ganha cores vibrantes que podem ser curtidas em caminhadas, à cavalo ou mountain bike. No caminho, a estrada Green Mountain Byway tem vista para as montanhas.
A Ozark National Forest é uma reserva florestal de 485 mil hectares numa região montanhosa. Há muitos lagos, rios parques e milhares de árvores com tons de amarelo, laranja e vermelho.
O desfiladeiro do rio Columbia ostenta cachoeiras, rios, florestas de pinheiros e árvores de maple, além de uma região de vinhos e cervejas artesanais entre Washington e Oregon.
No Denali National Park, a vegetação colorida de tundra, a vida selvagem e as montanhas nevadas ao fundo compõem uma baita paisagem.
O próprio símbolo do país, presente em sua bandeira, é a folha de maple. São principalmente elas que ganham tonalidades vibrantes no outono, ótimo período para conhecer o país.
O outono é uma boa estação para apreciar o parque em Alberta, no Canadá. Os rios de cor azul absurda, picos nevados, glaciares e fontes termais ganham o bônus de estradas coloridas.
Dois parques se destacam na província canadense: o Killarney, cheio de ursos e alces, e o Algoquin Park, com uma densa floresta e vários rios e lagos.
No outono, a cidade atinge seu charme máximo com tapetes de folhas de maple no chão. Os melhores parques para apreciar a estação são o Parc Jean-Drapeau, o La Fontaine Park e o Mont-Royal.
O Vale do Rio do Douro, região famosa por seus vinhedos, ganha um novo visual com a mudança de cor das parreiras no outono. Aproveite um bom vinho e faça passeios por estradas cheias de cor.
Aqui a foliage atinge seu pico tardiamente, em meados de novembro. É possível apreciar as dos templos de Ginkaku-ji, Kiyomizu-dera, Daigo-ji e Tofuku-ji ou do Kyoto Botanical Garden.
Várias regiões do país ficam charmosas no outono. As paisagens coloridas da Baviera e da Floresta Negra, por exemplo, são dignas de conto de fadas.
Além de fontes termais, vulcões e cachoeiras, você pode apreciar as cores do outono em paisagens impressionantes, como nas cachoeiras Hraunfossar ou nos cenários de Husafell.
Acessível por um bate-e-volta de Zagreb, Zadar e Split, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice tem uma floresta densa e lagos azulados que contrastam com o entorno avermelhado no outono.