Tudo que você precisa saber para se locomover pela cidade como um verdadeiro nova-iorquino
Por um lado, o metrô está em toda a parte da cidade e funciona 24 horas por dia. Por outro, ele pode ser sujo, mal cuidado e atrasar frequentemente. De qualquer forma, não existe maneira melhor de se locomover pela Big Apple.
O primeiro passo antes de pegar o metrô é estudar o mapa do metrô e tê-lo sempre à mão. Isso pode ser feito de forma analógica, com os mapas de papel distribuídos nas estações, ou pelo aplicativo da companhia de transporte MTA, o New York Subway.
O MetroCard é o cartão que você carrega com um saldo para utilizar o metrô. No modo "pay-per-ride", você carrega o valor que desejar e será cobrado por cada viagem. No "unlimited rides", você tem direito a viagens ilimitadas durante uma semana ou durante um mês.
Mas já existe um novo meio de pagar pelo metrô, o OMNY. Trata-se de um sistema eletrônico em que basta aproximar o cartão de crédito ou o celulare na catraca. O valor da viagem é automaticamente debitado na sua conta.
Tenha o trajeto em mente antes de entrar na estação. É preciso saber se você vai para o norte (Uptown) ou para o sul (Downtown). Preste atenção também para pegar a entrada certa: placas na rua e acima das catracas indicarão o sentido da linha.
As bolinhas pretas no mapa indicam que o trem para em todas as estações do caminho. As brancas mostram as estações que são paradas dos trens expressos - que param apenas nas principais para economizar tempo.
As linhas são denominadas por letras e números. Além disso, as linhas que fazem um trajeto parecido a maior parte do tempo são agrupadas por cores. Repare que, nas placas de sinalização, há bolinhas coloridas com uma letra ou um número dentro.