Os dias na cidade são pautados por passeios pelo calçadão à beira do lago e pelo centro histórico, repleto de casarões coloridos, praças cheias de vida e um punhado de gelaterias.
Em agosto, a cidade recebe um evento focado no cinema autoral, com sessões ao ar livre na majestosa Piazza Grande.
Cercado por uma parque e aberto de maio a setembro, esse centro de esportes aquáticos aluga canoas e pranchas de stand up paddle - ótimas formas de curtir o Lago Maggiore.
Em Locarno, também é indispensável pegar o funicular para subir até o santuário franciscano de Madonna del Sasso, com obras de arte e vista para o Lago Maggiore.
Além de ser estratégica para conhecer os bosques, vales e praias de Ticino, a cidade mais baixa do país é formada por um conjunto de casarões coloridos coroados pela igreja de San Pietro e Paolo.
O monte faz pano de fundo para Ascona e abriga um museu sobre a comunidade alternativa, fundada pela pianista alemã Ida Hofmann, que viveu ali no início do século 20.
Entre 1885 e 1928, o lugar foi erguido como uma vila neoclássica repleta de plantas exóticas. Hoje, abriga o Jardim Botânico do cantão de Ticino e é ligada a Ascona por uma linha de barco.
Essa praia em Gambarogno fica à beira do lago Maggiore. A 15km de Ascona, tem uma faixa de areia à sombra de grandes árvores e bares animados.
Os meses ideais são julho a agosto, quando o clima é favorável e acontece o festival de cinema - reserve acomodação e entradas com muita antecedência.
Todos que se hospedam na região recebem gratuitamente o Ticino Ticket, para usar no transporte público. Linhas de ônibus e trens conectam as cidades, mas a melhor opção é ir de barco.