Onde provar receitas do Norte em São Paulo

Conheça três bons restaurantes da capital paulista especializados na culinária da Amazônia 

Arrow

Banzeiro

Com sede em Manaus, o restaurante mostra na filial paulistana que a riqueza da culinária de seu estado não se resume às maravilhas  do caldo de tucupi e aos efeitos anestésicos das folhas e  flores do jambu. 

gastronomia

gastronomia

Uma das estrelas entre os pratos principais, a costela de tambaqui é assada na brasa e chega acompanhada de baião de dois cremoso, farofa de grãos, vinagrete de picles e tartare  de banana. 

Casa Tucupi

O cardápio reúne pratos tradicionais do Acre do Amazonas e do Pará, mas também preparos com sotaque nordestino trazidos por migrantes que ajudaram a colonizar a região a partir do século XIX.

Gastronomia

gastronomia

Não falta o tacacá, o caldo de tucupi bem azedinho com folhas de jambu, camarão seco e goma, que deixa uma leve sensação de dormência nos lábios. Há, inclusive, uma versão vegana, com cogumelo shiitake. Entre os pratos com influência nordestina está a moqueca amazônica.

DaSelva Peixaria Amazônica

O restaurante é projeto dos empresários Yanna Freitas e Jorge Aguirre, de Manaus, que entregaram a montagem do cardápio raiz à chef-consultora Simone Valvassori. 

gastronomia

gastronomia

O bem servido tacacá é composto por caldo de tucupi temperado, camarão, jambu e goma de tapioca opcional. Um clássico manauara é a banda de tambaqui assada, servida com farofa, arroz branco ou baião, vinagrete e banana-da-terra assada. No capítulo dos doces, a torta de cupuaçu surpreende pela cremosidade.